segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

"Centro Espírita" causa mau agouro a construção modernista em Niterói

"CENTRO ESPÍRITA" DR. MARCH, QUE PARECE CASA MAL-ASSOMBRADA, LOCALIZADA EM CUBANGO, NITERÓI.

Em várias postagens, enumeramos o que as más energias do "espiritismo" brasileiro trazem para as pessoas, mesmo os seus mais dedicados seguidores e amigos. Se o mau agouro "espírita" se manifestou até em Juscelino Kubitschek, amaldiçoado depois que ajudou Francisco Cândido Xavier e a Federação "Espírita" Brasileira, o fato de haver tantos incidentes malignos não é coisa acidental.

Os "espíritas" geralmente se sentem ofendidos quando se fala que sua doutrina gera mau agouro. Há relatos diversos de pessoas que seguem tratamentos espirituais para se livrarem de problemas e, em vez de resolvê-los, atrai problemas piores, e os "espíritas" tentam minimizar dizendo que o azar vem dessas pessoas, que elas foram patrícios romanos que cometeram crimes etc etc etc.

Só que as más energias, de fato, estão no "movimento espírita". E estiveram sobretudo em Chico Xavier, para tristeza de muitos que pensavam que ele era portador de boas energias. Nunca foi. A verdade é que, pelas caraterísticas contraditórias assumidas pelo "espiritismo" brasileiro, espíritos traiçoeiros e zombeteiros eram atraídos para essa doutrina.

Pensar assim não é calunioso. Não queremos ofender nem depreciar, mas denunciar o que realmente há por trás das aparências. Afinal, o "espiritismo" brasileiro sempre se esforçou em recusar o cientificismo de Allan Kardec e continua recusando, só fingindo que sente amores pelo professor francês, enquanto, por debaixo dos panos, combina igrejismo até com feitiçaria.

Se uma doutrina que se diz vanguardista prefere retrocessos como o moralismo religioso medieval - que inventou o mito dos "resgastes espirituais", analogia "espírita" do pecado original católico, com a diferença que ele não se resolve com batismo, mas com sofrimentos, e dos piores - e uma mediunidade fingida (mentiunidade) que mistura práticas ocultistas, então só pode haver más energias.

Um caso chama a atenção em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, onde um "centro espírita" de feições soturnas, semelhante ao de uma casa mal assombrada, O "centro espírita" Dr. March - nome de um "espírita" niteroiense que o movimento local define como "governador espiritual" do Estado do Rio de Janeiro, e que também foi homenageado em uma principal rua do Barreto - é esse lugar.

Ele se situa num entorno que inclui muito mato e tem uma outra casa abandonda. O perfil do "centro espírita" é sombrio, num ambiente escurecido por muitas árvores, e dá início a um trecho da Rua Desembargador Lima Castro, rua onde fica a sua casa, considerado bastante perigoso, e que dá até no encontro com a Estrada Viçoso Jardim, quando a rua passa a se chamar Noronha Torrezão.

VIZINHO AO "CENTRO ESPÍRITA" DR. MARCH, PRÉDIO DE ESTÉTICA MODERNISTA PERMANECE ABANDONADO.

Em frente ao "centro espírita", nota-se que existe uma casa dotada de admirável estética modernista. Não conseguimos precisar a data, mas a estética lembra construções de perfil modernista da década de 1950, que, se conservadas, dariam até hoje um ar de modernidade.

Pois o local se tornou abandonado e, embora tenha exibido uma placa da empreiteira Brasil Brokers - dias atrás, nem essa placa se viu - , o local continua abandonado, sem precisão de reconstrução. Justamente um prédio que fica em frente ao "centro espírita", que continua em pé mesmo com seu aspecto que lembra as casas antigas de filme de terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...