segunda-feira, 21 de julho de 2014

Quando Chico Xavier traiu Herculano Pires


São publicadas na Internet denúncias de fraudes feitas em supostas materializações espirituais, com o consentimento do "iluminado" ídolo do "espiritismo" brasileiro, Francisco Cândido Xavier, o famoso anti-médium Chico Xavier.

São fraudes que ocorreram em várias épocas, como 1964, 1970 e outras épocas. E o que se chamou a atenção foi essa foto, da qual não foi divulgado crédito de data, mas provavelmente é posterior a março de 1979, quando faleceu o jornalista e estudioso do Espiritismo autêntico, José Herculano Pires.

Herculano Pires era amigo de Chico Xavier, mas não se iludia com os deslizes cometidos pelo mineiro, já que Herculano, sobrinho do músico e contador caipira Cornélio Pires, foi um pesquisador sério da Doutrina Espírita, além de tradutor fiel dos livros de Allan Kardec.

Mas a amizade no entanto foi traída postumamente, diante dos rituais de suposta produção de ectoplasma, que mais parece uma montagem de algodão, gaze e outros artifícios sobre a qual se colava a foto de alguém extraída de alguma revista.

Nesta foto acima, o suposto médium Pedro Machado participava de um desses rituais, o qual se viu a imagem de Herculano Pires. Tudo indica que o registro dessa suposta mediunidade, até pelo estilo típico das fotografias da época, foi feito ainda em 1979, alguns meses após o falecimento de Herculano.

FOTO DE HERCULANO PIRES SIDO USADA NA SUPOSTA APARIÇÃO CORRESPONDE, PROVAVELMENTE, À FOTO ACIMA, SÓ QUE EM LADO INVERTIDO.

E aí a fraude se mostra pelo simples fato de que Herculano aparece com óculos, como se na vida espiritual ele ainda estivesse preso às restrições materiais da visão. Só esse aspecto já denuncia a fraude, assim como o caráter grotesco da "aparição", que mais parece a de uma colagem de foto.

Essa atitude mostra o quanto tais processos fraudulentos, patrocinados por Chico Xavier, nada têm a ver com amor e bondade. São processos sensacionalistas feitos para enganar as pessoas, através de um ilusionismo feito de algodão, gaze e fotocópias.

Para piorar, essa prática ainda por cima demonstrou o lado aproveitador de Chico, que através de seu apoio a essas práticas, foi capaz de consentir que se usasse uma foto de Herculano Pires para tais "aparições". Logo Herculano, que era energicamente contra essas fraudes.

Mais uma vez foi posta em xeque o caráter de "bondade infinita" associado oficialmente ao anti-médium mineiro Chico Xavier, que com todo o carisma de "superior" e "iluminado" foi capaz de cometer essa verdadeira traição a um amigo, depois que este morreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...