quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

"Guru dos coxinhas" e farsante, Sri Prem Baba esteve no Você e a Paz

SRI PREM BABA E DIVALDO FRANCO, NO 3º VOCÊ E A PAZ EM SÃO PAULO.

No caso da "farinata" do João Dória Jr., um escândalo que só não foi maior porque a imprensa blindou o anti-médium baiano Divaldo Franco - mesmo a imprensa de esquerda, temos que deixar claro uma coisa: quando uma festa organizada por um anfitrião mostra alguma coisa errada, o anfitrião responde pelo ato, mesmo se foi praticado por terceiros.

Ao anfitrião de uma festa, se pergunta de que forma ele deixou que entrasse na festa algum suspeito, que interesses estão em jogo, se o anfitrião apoia o suspeito etc. A ocultação da responsabilidade de Divaldo Franco no escândalo da "farinata" do prefeito de São Paulo foi um silêncio que falou muito mais na complacência que a imprensa como um todo têm em relação aos "médiuns espíritas", mais blindados do que os mais blindados políticos do PSDB.

A lógica é essa. Divaldo Franco é o anfitrião do Você e a Paz. Ele inclui várias crenças místicas ou religiosas, mas o organizador do evento é ele. Ele é que fica com os louros, é o primeiro a ser entrevistado, é a pessoa que aparece nos anúncios publicitários do evento.

Até mesmo nas ocorrências infelizes que ocorrem durante o Você e a Paz, Divaldo Franco responde como anfitrião e responsável por apoiar ou, pelo menos, aceitar tudo isso de bandeja. Até agora Divaldo não processou Dória pelo uso do nome do "médium" para a "ração humana" e não é por ocorrências infelizes que o "médium" será visto como figurante porque ele responde por tudo o que ocorrer no evento. O Você e a Paz é de Divaldo, que responde até mesmo por ocorrências infelizes.

Todavia, foi constrangedora a cobertura da "farinata" do prefeito da capital paulista pela imprensa. A omissão do nome do evento e, sobretudo, de Divaldo, rompeu com a honestidade ou firmeza jornalística e, em nome de um festejado ídolo religioso, fez-se o possível para omiti-lo de qualquer responsabilidade. Ninguém quer abrir mão das verborrágicas oratórias com gosto de mel e "em nome da paz" que faz Divaldo divertir as massas.

SRI PREM BABA E DIVALDO FRANCO APERTANDO A MÃO - DIVALDO GOSTA MUITO DE ESOTERISMO.

Mas o que chama a atenção são outros aspectos. A sintonia de Divaldo com o "atual momento", homenageando Dória, apoiando a "farinata", sendo entrevistado pela imprensa reacionária, participando de congresso "espírita" promovido pela mesma PUC gaúcha que acolhe Sérgio Moro e outros plutocratas, tudo isso deve ser levado em conta pela mídia alternativa, que faz contraponto à mídia hegemônica. Deixem Globo, Band e Abril blindar os "médiuns espíritas" sozinhas!

Não dá para as esquerdas aceitarem os "médiuns espíritas" por causa das paisagens de cenário de Teletubbies que ilustram seus memes ou pelo açúcar das palavras e outros apelos emotivos. Ou pelo verniz de "caridade" cujos resultados sociais são muito inexpressivos. Há que se questionar os "médiuns espíritas" com o mesmo empenho com que se faz em relação aos pastores neopentecostais.

SRI PREM BABA EM BOA COMPANHIA - AÉCIO NEVES E JOÃO DÓRIA JR..

Um caso que chama a atenção é que Sri Prem Baba, o esotérico farsante que virou o guru midiático do momento, esteve no Você e a Paz. E, se ele esteve no evento, Divaldo o convidou, ou consentiu que o esotérico fosse convidado.

Sri Prem Baba é um daqueles farsantes esotéricos que prometem "proteção espiritual" a famosos. Como o Maharishi Yogi, farsante que os Beatles, na boa-fé, o escolheram como guru até ser desmascarado depois. E como tantos outros esotéricos que vieram na onda hippie, cujo legado negativo, além das drogas e da utopia da "nova era", estava a religiosidade híbrida de muito igrejismo e muito esoterismo.

O "espiritismo" brasileiro aproveitou muito esse triste legado hippie (cujo efeito negativo foi a ascensão da Família Manson, seita macabra de Charles Manson, falecido há pouco). Divaldo Franco alega que, através de "tele-transporte", recebeu em um hotel outro guru farsante, o ilusionista Sai Baba, que entretinha as massas com supostos rituais de materialização de objetos.

Mas, dentro do próprio "espiritismo", o "médium" goiano João Teixeira de Faria, o João de Deus, também banca o dublê de guru, recebendo famosos e se autopromovendo até mesmo com celebridades de esquerda, pois João de Deus é goiano (Goiás é reduto político de Marconi Perillo, do PSDB) e o próprio "médium" é um poderoso latifundiário, com faixas de terra surpreendentemente extensas para a dimensão de um Estado que foi até dividido (uma antiga parte de Goiás hoje é o Estado do Tocantins).

Mas João de Deus deixou a máscara cair e o "médium-fazendeiro", que havia sido celebrado como "amigo de Lula", manifestou claramente seu desejo de ver Sérgio Moro, o arqui-inimigo do petista, como presidente da República.

Sri Prem Baba tornou-se mais um esotérico acolhido por um "médium espírita". Ele é conhecido por ser o "guru dos coxinhas", oferecendo "assistência espiritual" para famosos que, em 2016, se comprometeram a lutar contra o governo Dilma Rousseff, convidando as elites brasileiras a se vestirem com a camiseta da CBG e gritarem "Fora Dilma".

Prem Baba também apareceu ao lado de João Dória Jr. e Aécio Neves, este um político mineiro conhecido pelo seu arrivismo e seu perfil bonapartista que encontraram afinidade mútua com o "médium" Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, o qual exercia com o tucano conterrâneo uma admiração mútua.

Prem Baba, na verdade, se chama Janderson Ferreira. Foi office-boy e cursou Psicologia. Virou o guru das elites conservadoras. Presta "orientação" e "proteção espiritual" aos empresários que fazem parte do movimento Renova BR, de preparação de políticos neoliberais, cujo um dos organizadores é Luciano Huck, cuja "caridade", mais espetacularizada que eficiente, é comparada com a do próprio Chico Xavier, também admirado pelo apresentador e possível presidenciável.

Como se vê, isso é mais um item para a coleção de incidentes nada progressistas que envolvem o "espiritismo" brasileiro, que não apoia o cenário político simbolizado por Michel Temer, tucanos, patos da FIESP e companhia por acidente.

Há afinidades de sintonia e de interesses e será necessário que a imprensa progressista inclua os "espíritas" na sua pauta de questionamentos, dando a ela o mesmo empenho contestatório que dá aos neopentecostais. Antes que a farsa do "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" se revele uma tirania teocrática, como foi no Catolicismo da Idade Média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...