domingo, 14 de janeiro de 2018

"Cartas mediúnicas" foram mais frequentes durante a ditadura militar. Estranho, né?

CENA DO FILME AS MÃES DE CHICO XAVIER, PRODUÇÃO DA GLOBO FILMES.

Um dado deve chamar a atenção das pessoas. A produção mais intensa de "cartas mediúnicas" atribuídas a pessoas comuns mortas foi durante a época de convulsões sociais durante a ditadura militar, entre os anos 1970 e início dos anos 1980.

Tal atividade se revelou não apenas irregular como perversa. As "cartas" trazidas por Francisco Cândido Xavier tinham a caligrafia pessoal dele até nas assinaturas atribuídas ao respectivo morto (facilmente comprováveis se comparadas com as caligrafias dos documentos de cada falecido), e começavam quase sempre no risível clichê "Querida mamãe", as vezes acrescido de um "querido papai, querida irmã Fulana, tia Sicrana etc".

Mas o dado mais cruel está na própria exploração das tragédias familiares. Mesmo com a aparente certeza da "vida após a morte", há o prolongamento dos lutos familiares e, o que ainda é mais grave, a sua ostentação. Matérias assim servem de "prato picante" da mídia sensacionalista, que não só se serve do grotesco da violência, como também apela para a pieguice da religião.

Essa que é tida como "a maior bondade" de Chico Xavier é uma grande perversidade. Ostentou tragédias familiares de maneira exótica, expôs muitas mães em situações patéticas, em histerias ensandecidas por nada. Enquanto senhoras pulavam, gritando "É meu filho, é meu filho!", elas mal sabem que houve fraudes nas mensagens "mediúnicas", se esquecendo até mesmo que as informações dadas nas mensagens contém dados previamente dados a elas nos "auxílios fraternos".

CONVULSÕES SOCIAIS

O que vemos de estranho é que essas mensagens foram produzidas com grande intensidade durante a época da ditadura militar, servindo de "cortina de fumaça" para muitos conflitos humanos existentes e servindo de gancho para a promoção pessoal de um ídolo religioso, no caso Chico Xavier, às custas do sensacionalismo e da ostentação da tragédia alheia.

Chico Xavier era promovido a um pretenso ativista-filantropo e um ídolo religioso para o poder dominante evitar dois riscos estratégicos: um é a ascensão de pastores evangélicos que usam a TV como meio de se projetarem, daí a blindagem que a Rede Globo passou a dar ao "espiritismo" brasileiro, sobretudo aos "médiuns", que simbolizam um modelo "oficial" de "bondade humana" que encanta muita gente mas não afeta os privilégios das classes dominantes.

Há muita coisa negativa nessas "sessões mediúnicas". Sobretudo se percebermos que Chico Xavier tinha um fetiche por mortos prematuros, tidos como "exóticos", e é por isso que muitos dos seguidores do "médium" sempre perdiam um filho por tragédia repentina, dando indícios da "maldição dos filhos mortos" relacionada ao "médium".

Embora saibamos que o mundo espiritual existe e reencarnação também, é leviano e até perverso ficar glamourizando mortes prematuras. Cria-se uma catarse emocional de tal forma que os pais acabam "desejando" as mortes de seus filhos. De repente, o que seria saudade passa a ser um prazer desumano, e um aspecto muitíssimo grave também deve ser levado em conta: as mortes prematuras são reservadas àqueles que teriam muito o que fazer numa encarnação.

Que ninguém suponha, sequer, que o que a pessoa deixou de fazer numa encarnação por causa do falecimento prematuro possa ter, na encarnação seguinte, as mesmas condições da encarnação interrompida. Se sabemos que as coisas mudam drasticamente em cinco, dez ou vinte anos, quanto mais em cerca de cem anos!

Um exemplo ilustrativo é esse: uma moça morre prematuramente e deixa o noivo desolado. Este vive sua vida longamente, contrai outro casamento etc, embora a paixão da falecida noiva fosse insuperável. Mas, digamos que, na encarnação posterior, os antigos noivos reencarnam como irmãos, ou seja, filhos do mesmo pai e/ou da mesma mãe. Mesmo que as regras sociais permitam o amor conjugal entre consanguíneos, as condições sociais se tornam extremamente diferentes.

É cruel ficar feliz porque pessoas com um futuro pela frente perdem a vida de forma prematura, antes sequer de iniciar seus planos. Se a vida terrena tem um limite, biologicamente estimado em 80 anos, o ideal é que se defenda que quem possa aproveitar bem a vida chegue a esse limite, e cumprindo um caminho a seguir, em vez de perder o caminho no começo e deixar tudo a perder.

CONSERVADORISMO SOCIAL: MATA-SE O FUTURO, PROLONGA-SE O PASSADO

O que também chama a atenção é que a glamourização das tragédias prematuras a partir do processo tendencioso de "mediunidade" por Chico Xavier é que há toda uma simbologia moralista por trás, dentro de uma sociedade brasileira que, morbidamente, parece querer que pessoas modernas e progressistas morram cedo, enquanto nutrem um medo surreal de ver assassinos ricos morrendo doentes antes dos 80, 90 anos, e talvez até com bem menos.

Mas isso tem um fundo bastante conservador, e derruba a tese de que Chico Xavier é "progressista", tese sem fundamento que foi dada de graça, sem qualquer motivo plausível e apenas com uns apelos meramente emocionais. Isso porque Chico Xavier sempre foi uma figura conservadora, reacionária e de direita - sim, é isso mesmo - , e preocupa que setores das esquerdas sociais e políticas tivessem tido uma complacência bovina em relação ao "médium" que apoiou a ditadura militar.

A ideia dos mortos prematuros é essa: mata-se o futuro. Que o futuro fique "pousando" nas esferas espirituais até que a sociedade conservadora se prepare para aceitar tais mudanças. Não vamos dizer que os idosos não possam prolongar sua vida, mas há uma ênfase em pessoas retrógradas prolongarem suas vidas, sob a desculpa de "aprender com a velhice", mas tudo o que conseguem é prolongar a vaidade, a ganância e a presunção que não se abalam com o esgotamento físico.

Essa glamourização dos mortos prematuros não existe na Doutrina Espírita original e foi inventada pelo "espiritismo" brasileiro através de valores punitivistas da Teologia do Sofrimento e algumas reminiscências moralistas trazidas por Jean-Baptiste Roustaing, que valem para os "espíritas" até hoje.

SOBRA PARA AS VÍTIMAS DA DITADURA MILITAR

O processo de "cartas mediúnicas", o espetáculo sensacionalista trazido por Chico Xavier, revela outro dado: com a glamourização das mortes prematuras se cria uma sensação de que a morte de um jovem é "boa" e que, com isso, se cria um "sentimento de alívio" que faz com que a sociedade ache bom jovens de perfil arrojado ou moderno terem morte prematura.

Isso, subliminarmente, significa um processo de anestesia social que tem um objetivo maior: tirar das pessoas a indignação pelas mortes precoces, ou, ao menos, no caso de mortes violentas, miminizar a revolta. Isso é uma forma de reeducação emocional? Não, necessariamente, porque a ideia é resignar as pessoas com as mortes prematuras, e, com isso, também dissolver as revoltas contra as vítimas da ditadura militar, muitas delas também jovens.

Com isso, a anestesia social, já reforçada com os apelos moralistas e conservadores (sim, conservadores) de Chico Xavier, que, com base na Teologia do Sofrimento, pedia para os sofredores aguentarem calados as desgraças da vida, sem esboçar um pingo de indignação (por isso Chico é conhecido pejorativamente como "AI-5 do bem") se desenvolve.

Através da glamourização dos mortos prematuros, faz-se com que a sociedade resignada, ao aceitar as mortes precoces dos jovens comuns, aceite também as mortes dos prisioneiros da ditadura militar. E, com isso, passe também a aceitar a ditadura militar ou os regimes "democráticos" mais conservadores (como o que hoje prevalece, desde 2016), anulando a revolta e aceitando sofrer desgraças e perdas, como numa sensação de masoquismo religioso.

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