quinta-feira, 1 de outubro de 2015

NASA desmente "pioneirismo" de Chico Xavier

SOLO DE MARTE, EM FOTO REGISTRADA PELA NASA.

Antes que os chorosos "espíritas" reajam acusando de "intolerância religiosa" e "falta de amor" as refutações de que Francisco Cândido Xavier teria "previsto" a existência de água e vida humana em Marte, uma prova de que tais "previsões" são um blefe consta de fontes tiradas da própria NASA (National Aeronautics and Space Administration), agência especial dos EUA.

A agência tem uma seção em seu portal, intitulada All About Mars (Tudo Sobre Marte), que mostra dados históricos sobre os estudos a respeito de haver vida e água em Marte, e comprovam cientificamente que o "pioneirismo" de 80 anos de Chico Xavier não passa de uma "história de pescador", trazida pelos "pescadores de almas" do "espiritismo" brasileiro.

A "façanha", no entanto, tenta se espalhar pelo mundo inteiro, já que o texto foi publicado pelo blogue português Artigos Espíritas. através de um texto altamente tendencioso e que de forma leviana empurra Allan Kardec para "aprovar" as alegações relacionadas a Chico Xavier.

Sabemos, porém, que Allan Kardec seria o primeiro a reprovar essas coisas. Ele reprovaria todo o conjunto da obra de Xavier, e os únicos elogios que o pedagogo francês daria eram quanto à escrita relativamente erudita e à aparente transmissão de mensagens "positivas". Mas, como produção de conhecimento honesto e verdadeiro, Kardec rejeitaria ver tal qualidade nesses livros.

Em tempo: William Whewell já falava em mares e vida humana em Marte três anos antes do lançamento de O Livro dos Espíritos. Quanto a Chico Xavier, a distância é aberrante, pois em 1854 se falava de coisas que os "espíritas" consideram inéditas em 1935 e 1939, e, portanto, 56 anos antes do nascimento do "médium" mineiro.

Isso em si é considerado aberrante. Por isso a revelação aqui torna-se de urgente divulgação de todos, porque a prova de que Chico Xavier não previu vida em Marte é constatada aqui por um histórico levantado pelos cientistas da NASA, que estão diretamente ligados às pesquisas em Marte, e, portanto com credibilidade para dizer que o assunto já era velho antes mesmo de Chico nascer.

Os textos que aparecem aqui são traduzidos da fonte original, que se refere aos fatos do século XIX, comprovando que as "previsões" do anti-médium eram temas discutidos e muito pesquisados antes do "médium" nascer. Quem entende inglês pode acessar o correspondente endereço, para conferir que o "pioneirismo" de 80 anos a Chico Xavier não tem a menor sombra de fundamento.

Note-se que Angelo Secci, que pesquisava sobre canais em Marte ainda no século XX, era um monge jesuíta, o que pode ser um grande puxão de orelha para os fãs de Chico Xavier e Emmanuel. A lista de cientistas do século XIX que trabalha as teses atribuídas ao "pioneirismo de Chico Xavier" é surpreendente:

1809
Honore Flaugergues, um astrônomo amador francês, noticia haver "nuvens amarelas" na superfície de Marte, que depois vieram a ser constatadas como nuvens de fumaça.

1813
Flaugergues noticia que a calota de gelo polar se derrete de forma significativa na primavera de Marte. Ele conclui que isso implica que Marte é mais quente que a Terra.

1840
Wilhelm Beer (1797-1850) e Johann von Maedler (1794-1874) observam Marte em períodos de 759, 1604 e 2234 dias, e determinam que o período rotacional de Marte é de 24 horas, 37 minutos, 22.6 segundos, o que é surpreendentemente próximo do valor atualmente aceito de 24 horas, 37 minutos e 22.7 segundos.

1854
William Whewell conclui que Marte tem mares verdes e terra vermelha, e indaga se lá existe vida extraterrestre.

1858
Angelo Secci (1818-1878), um monge jesuíta, desenha o mapa de Marte e chama a área do vulcão Syrtis Major de "Canal Atlântico". 

1862
Frederik Kaiser calculou o período rotacional de Marte para 24 horas, 37 minutos, 22.62 segundos (Valor aceito atualmente - 24h, 37m, 22.663 +?- 0.002s.

1867
Richard Anthony Proctor publica um mapa de Marte com continentes e oceanos. Sua opção de meridiano zero continua sendo a convenção atualmente aceita.

1867
Pierre Jules Janssen (1824-1907), Sir William Huggins (1824-1910) fizeram a primeira (e fracassada) tentativa de detectar vapor de água e oxigênio por meio de um espectroscópio.

1877
Giovanni Schiaparelli (1835-1910) desenvolve uma nomenclatura de forma a mapear as caraterísticas de Marte. Os nomes foram escolhidos da Mitologia, da História e de várias expressões associadas à ideia de "inferno". 

1877
Schiaparelli usa o termo "canali" para descrever os traços na superfície de Marte. Isso foi equivocadamente visto como significando "canais", e foi pensado a sugerir que Marte possuía vida inteligente que havia construído um sistema de canais.

1877
Asaph Hall descobre as luas em Marte. Ele as denomina Phobos (medo) e Deimos (pavor), inspirado nos cavalos do Deus da Guerra grego, Ares (correspondente ao Deus da Guerra Romano, Marte).

1879
Schiaparelli observa o duplo "canali", que para ele é um exemplo de "germinação".

1894
Percival Lowell (1855-1916) inicia estudo de Marte no seu observatório em Flagstaff, Arizona, EUA. No mesmo ano, Edward Emerson Barnard (1857-1923) informa que ele não encontrou qualquer tipo de evidência de canais em Marte.

1895
Percival Lowell publica o livro Mars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...