domingo, 30 de novembro de 2014

Análise sobre o suposto Edouard Manet de José Medrado

SUPOSTO QUADRO DE EDOUARD MANET, POR JOSÉ MEDRADO.

Eis que José Medrado, que costuma exibir suas pinturas "mediúnicas" como troféus em todos os espaços em que ele faz palestras ou divulga textos, insiste na apropriação dos ilustres pintores do passado, desta vez usando o pintor francês Edouard Manet (1832-1883).

Em uma curta postagem recente do seu blogue, o anti-médium baiano havia, na falta de algum assunto, colocado uma pintura atribuída a Manet e criou uma fase banal que Medrado atribuiu ao pintor: "O Sol realça a beleza das flores, como o sorriso clareia a face da vida".

Imaginar que Manet teria dito essa frase, quando em vida disse coisas como "O carnaval é uma coisa estranhíssima; eu me vi dentro dele, como todo mundo, enquanto vítima e ator", não traz qualquer tipo de diferencial para o suposto espírito do pintor.

Convidamos o caro leitor a analisar o quadro acima, do suposto espírito de Edouard Manet, com o legítimo quadro abaixo, Fleurs Dans Un Vase de Cristal (1882), um dos últimos em vida do pintor, para fazermos uma comparação.

FLORES SOBRE UM VASO DE CRISTAL, LEGÍTIMO QUADRO DE EDOUARD MANET.

Os estilos se conflitam seriamente, já que o fundo não tem a delicadeza que o pintor originalmente registrou na obra, e a iluminação torna-se festiva e aberrante demais para o estilo do artista impressionista.

E, mais uma vez, as flores parecem muito mal desenhadas, disformes, como é de praxe nas pinturas supostamente mediúnicas de José Medrado, em que o estilo do anti-médium parece se assemelhar nas "diferentes" obras registradas por seus óleos e tintas.

SUPOSTO CLAUDE MONET E SUPOSTO EDOUARD MANET, POR JOSÉ MEDRADO - ESTILOS SEMELHANTES.

Observando, desta vez, os quadros atribuídos a Claude Monet, outro pintor francês, e o de Edouard Manet que ora analisamos, nota-se a clara semelhança de estilo, com seus desníveis, suas flores mal desenhadas e suas cores igualmente distribuídas em um quadro e outro.

As assinaturas também seguem a mesma tendência. Se confrontamos a suposta assinatura de Edouard Manet com a do pintor francês, nota-se uma diferença aberrante, já que a assinatura "espiritual" nada tem a ver com a que o pintor registrou em vida. Vejam abaixo:


Agora, vamos usar as assinaturas dos quadros supostamente de Monet e Manet aqui pesquisados, e nota-se uma semelhança no estilo caligráfico, por mais que as letras tentem parecer diferentes em uma e outra assinatura.

O "M" maiúsculo expressa apenas uma diferença pessoal do assinante, no caso José Medrado, mas a caligrafia mostra uma impressionante semelhança estilística, mesmo quando a do quadro de Monet tenha sido escrito em letras inclinadas, como que em itálico.


Se usarmos outra assinatura supostamente atribuída a Claude Monet, para a comparação com a do suposto Edouard Manet, a semelhança torna-se ainda mais clara, mesmo considerando a mudança de grafia do "M" maiúsculo.


Diante dessa observação cautelosa, observamos mais uma fraude cometida pelo anti-médium baiano, com mais uma análise dos estilos de pintura e de assinaturas das obras envolvidas, que já permitem um questionamento mais seguro a respeito das supostas obras mediúnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...