quinta-feira, 24 de abril de 2014

Divaldo Franco plagiou até Chico Xavier


O que são as "palavras de amor"... Elas são, para o Espiritolicismo, desculpas para todo tipo de erro e abuso cometido pelos ditos "espíritas" do passado e do presente, como o gosto doce de certos tipos de veneno tentam justificar sua ingestão.

Pois a série de irregularidades que se encontra nos bastidores do "espiritismo" brasileiro são tão grandes e graves que atingem até mesmo dois astros e amigos, igualmente anti-médiuns - porque, embora exerçam a mediunidade, se recusam a ser intermediários (médiuns) e se tornam as estrelas principais dos espetáculos "espíritas" - , no caso de um ter plagiado a obra de outro.

Há até mesmo uma reportagem feita pelo jornalista mineiro Luiz Gustavo, no Fantástico, da Rede Globo, sobre o plágio que Divaldo Pereira Franco teria feito, em 1962, de uma obra de Chico Xavier escrita onze anos antes, o que abalou a amizade entre os dois.

Divaldo tenta se defender, alegando a tal "universalidade do ensinamento", uma desculpa que tem o mesmo sentido de "palavras de amor" só que tentando trocar o sentido emocional evocado por esta palavra pelo sentido supostamente racional evocado pela outra expressão.

Além disso, o critério de "universalidade do ensinamento" é bastante vago e não necessariamente valida qualquer mensagem espiritual. Até porque, conforme Luciano dos Santos, espírita autêntico e autor do livro A Anti-História das Mensagens Co-Piadas, o valor da mensagem não está na multiplicidade de mensagens espirituais concordantes, mas através da análise de quem a recebeu.

Kardec sempre avaliou, de forma bastante cética e questionativa, as mensagens espirituais que ele recebeu de outros médiuns (e eram vários, porque Kardec, como pesquisador, não se contentava com um ou com poucos), em lugares diferentes. Kardec era rigoroso e rejeitou muitas mensagens espirituais, só aceitando as que hoje estão registradas mediante cuidadosa análise investigativa.

Sobre o plágio, convém comparar os dois textos, ambos intitulados "Um Dia", sendo um deles uma suposta mensagem do espírito Isabel de Castro registrada por Chico Xavier e outro uma suposta psicografia de Vianna de Carvalho por Divaldo Franco. Como se não bastasse Chico ter sido plagiador em várias obras de sua autoria.

Uma amostra foi registrada no blogue Obras Psicografadas, e que reproduzimos aqui do qual os plágios identificados aparecem em grifo. Nota-se o estilo de plágio feito por esses "líderes espíritas" que se baseia não na reprodução literal do texto, mas de uma cópia adaptada e pouco sutil, que se assemelha claramente no sentido e na narrativa, ou mesmo na coincidência de palavras.

Nota-se a semelhança até mesmo de abordagem, mesmo com personagens diferentes, como Sócrates num texto e Arquimedes em outro, como exemplo de descoberta no âmbito das ideias. Ou como Madalena (Maria de Magdala) e Saulo de Tarso (hoje conhecido como São Paulo pelos católicos) no que se diz à conversão de mentes pecaminosas para a profissão da fé cristã. Alguns grifos foram feitos por nós.

UM DIA - CHICO XAVIER, atribuído ao espírito Isabel de Castro. FEB, 1951

Um dia, Sócrates deliberou sair de si mesmo, apresentando alguns aspectos da verdade, e imortalizou-se. 

Um dia, Colombo resolveu empreender a viagem ao Mundo Novo e desvelou o caminho para a América. 

A gloriosa missão de Jesus começou para os homens no dia da Manjedoura. 

O ministério dos Apóstolos foi definitivamente homologado pelos Poderes Divinos no dia de Pentecostes. 

Tudo no Universo começa num dia. 

O bem e o mal, a felicidade e o infortúnio, a alegria e a dor, invocados por nossa alma, guardam o exato momento de início. 

Quando plantamos, sabemos que a produção surgirá certo dia. Se encetamos uma jornada, não ignoramos que, em certo momento, ela terminará. 

Um dia criamos, um dia recolheremos. 

Não olvides, porém, que a semente não germinará sem cuidado, em tua quinta. 

Se deres teu dia à erva ingrata, ela se alastrará, sufocando-te o horto amigo. Se abandonares teus minutos aos vermes daninhos, multiplicar-se-ão eles, indefinidamente, impedindo a colheita. 

Ocupa-te com o dia, de olhos voltados para a eternidade. 

Das resoluções de uma hora podem sobrevir acontecimentos para mil anos. 

Tudo depende de tua atitude na intimidade do tempo. 

Judas era um discípulo fiel a Jesus, mas, um dia, acreditou mais no poder frágil da Terra que na administração do Céu, e traiu a si mesmo. 

Madalena era estranha mulher, possessa de sete demônios; um dia, no entanto, ofereceu-se à virtude e inscreveu seu nome na História, figurando no cânone das almas inesquecíveis. 

O amanhã será o que hoje projetamos. 

Alcançarás o que procuras. 

Serás o que desejas. 

Acorda para a realidade do momento e amontoa bênçãos pelos serviços que prestaste e pelo conhecimento que difundiste em tuas horas. 

O Tempo é o rio da vida cujas águas nos devolvem o que lhe atiramos. 

Enquanto dispões das horas de trabalho, dedica-te às boas obras. 

Se acreditas no bem e a ele atendes, cedo atingirás a messe da felicidade perfeita; mas se agora mofas do dia, entre a indiferença e o sarcasmo, guarda a certeza de que, a seu turno, o dia se rirá de ti. 

UM DIA - DIVALDO PEREIRA FRANCO - Atribuído ao espírito Vianna de Carvalho. FEB, 1962.

Um dia em que tomava banho, percebeu Arquimedes que os seus membros, mergulhados na água, perdiam considerável parte do seu peso, descobrindo, então, o princípio que o imortalizou.

Um dia, observando a queda de u’a maçã, Newton abriu as portas do pensamento para as leis da gravitação universal.

Um dia, resolvendo lutar contra o pessimismo das cortes européias e do povo, Colombo descobriu a América.

Um dia, após exaustivas experiências, a Sra. Curie descobriu o rádio.

Um dia, insistindo no ideal de bem servir à Humanidade, Zamenhof favoreceu a comunicação entre os povos com a língua Esperanto.

Um dia, Saulo de Tarso, tomado de radical anseio de fé legítima, transformou a concepção da vida e se fêz a maior carta-viva do Cristo.

Um dia, resolvendo viver para Jesus, Francisco de Assis fomentou o amor na Terra, renovando a conceituação vigente a respeito da Caridade.

Um dia, Gêngis Khan. disputando brutalidade, fez-se comandante de exércitos bárbaros e apavorou o mundo.

Um dia mentiste e todo um programa nefando teve início.

Um dia prometeste, olvidando logo mais a palavra empenhada, e o caráter foi afetado.

Um dia resolveste ajudar e uma vida nova começou.

Em todas as vidas existe sempre um dia, antecedendo a transformação do homem.

Um dia que dá origem a outros dias; um êxito que produz outros êxitos; um dano que assinala outros desvarios.

Examina teus pensamentos e atitudes cada dia. Age, mas pensa com cuidado.

Um dia, que pode ser hoje, dispõe-te à transformação para melhor, e assinalarás uma alegria estranha na tua existência.

Se num dia planejas o mal, logo sintonizas com os Espíritos maléficos que se comprazem com a leviandade e o crime.

Se num dia pensas o bem, cobrarás alento novo para fixar os marcos positivos do trabalho, afinando-te com as Inteligências superiores.

Pensa no dever, um dia, e, logo no dia seguinte, o pensamento nobre voltará ao teu cérebro.

Fixa a ilusão mentirosa e despertarás amanhã na decepção ultrajante.

Um dia, na vida, pode constituir-se início de um milênio diferente para tua alma.

Como a reflexão é a mãe de todas as virtudes, pensa bem e o teu caminho atravessará o portal de luz para a imortalidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...