terça-feira, 12 de agosto de 2014

Chico Xavier autenticou fraudes através de sua assinatura

ESTA SUPOSTA MATERIALIZAÇÃO DE UMA MOÇA CHAMADA "ANA"...

Pessoas, bonecos de pano e até travesseiros ou almofadas. Todos forrados com muitos panos, com pijamas, véus, bordados, algodões, gazes ou mesmo cestos que eram usados para "fixar" certas fotos impressas de gente falecida.

Não se trata de um ato de inveja ou de intolerância religiosa, mas de um trabalho investigativo sério, feito por finalidade laica, sem estar contra ou a favor de qualquer crença religiosa. O que se observa aqui é uma fraude, e essa constatação é feita pela simples observação dos fatos, de acordo com a lógica e a realidade concreta em que vivemos.

Chico Xavier tornou-se um mito quase irretocável, um semi-deus que até vários de seus detratores têm um certo medo de criticar. E os erros que ele cometeu eram muito graves, daí as críticas enérgicas que assustam os espíritas autênticos e bastardos que vivem no Brasil.

Esta postagem mostra que Chico participou, sim, das fraudes de materialização. E não somente participou como apoiou, assinou documentos de pretensa legitimação e puxou outros líderes "espíritas" a fazer o mesmo, assinando junto ao anti-médium alguns de seus documentos.

...TEVE ESTE DOCUMENTO COMO PRETENSA AUTENTICAÇÃO.

Tratam-se de processos fraudulentos em que documentos são forjados para supostas comprovações. Chico se aproveitava de sua projeção de ídolo religioso, já às custas de polêmicas aparentemente vencidas por ele, para redigir pretensos atestados na tentativa de tomar como "legítimos" processos que a gente logo vê como fraudulentos.


No documento referente à foto no alto, Chico assinou junto com outros líderes de "centros" e supostos médiuns, como uma espécie de apoio para tais processos enquanto que, em outros, ele assinava sozinho. Este documento foi feito com os seguintes termos:

NÓS, ABAIXO-ASSINADOS, PRESENTES A REUNIÃO DE MATERIALIZAÇAO, REALIZADA NA RESIDENCIA DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, NA NOITE DE 16 DE SETEMBRO DE 1953, EM PEDRO LEOPOLDO, DECLARAMOS QUE, SERVINDO NA CABINA, COMO MÉDIUM, O NOSSO COMPANHEIRO FRANCISCO PEIXOTO LINS (PEIXOTINHO), RESIDENTE A RUA MIGUEL HEREDIA, 146, EM CAMPOS, ESTADO DO RIO, FOI A NOSSA REUNIÃO VISITADA PELO ESPIRITO DA IRMÃ ANA, DESENCARNADA EM MACAS, ENTIDADE ESSA QUE FOI FOTOGRAFADA PELO NOSSO CONFRADE SR. HENRIQUE FERRAZ FILHO, RESIDENTE NO RIO DE JANEIRO, TENDO SIDO O SERVIÇO FOTOGRÁFICO ORIENTADO PELO ESPIRITO DA IRMÃ SCHEILLA, IGUALMENTE MATERIALIZADO NA MESMA REUNIÃO. O RETRATO OBTIDO CONSTITUI MOTIVO DE GRANDE JÚBILO PARA OS NOSSOS CORAÇÕES QUE RECEBERAM, COM ESSADADIVA, GRANDE ACRESCIMO DE RESPONSABILIDADE, TAO GRANDE E A BENÇAO DO MUNDO ESPIRITUAL QUE ESTA FOTOGRAFIA TRADUZ. PARA DAR TESTEMUNHO DA REALIDADE, ASSINAMOS A PRESENTE DECLARAÇÃO.

PEDRO LEOPOLDO, 14 DE DEZEMBRO DE 1953.

FRANCISCO CANDIDO XAVIER 
ESMERALDA BITTENCOURT 
JAKS ABOAB 
INAIA FERRAZ LACERDA 
HENRIQUE FERRAZ FILHO 
WANDA LINTZ DE FREITAS FERRAZ 
HENRIQUE KEMPER BORGES 
MARIA CONCEIÇÃO LOMBA FERRAZ 
FRANCISCO PEIXOTO LINS

Nesses documentos, de supostas materializações feitas principalmente entre 1953 e 1954, Chico afirma ter estado presente nesses eventos.


Observa-se que a qualidade das fotos é sofrível, e naquela época era possível chamar fotógrafos mais sofisticados, com aparelhos de alta definição para a época - mas suficientes para mostrar nitidez e qualidade na distribuição de cores - , para comprovar tais processos, mas nada foi feito.

Mas essa recusa se deu visando duas manobras. Uma, é a de criar um pretexto de falsa modéstia, com o registro "em condições precárias" dos supostos processos de materialização. Segundo, o de ocultar detalhes que poderiam indicar fraudes ainda mais grotescas, embora os aspectos fraudulentos, mesmo nessas condições, não sejam difíceis de serem notados.

A fraude se nota por muitos aspectos grosseiros, em que os supostos rostos vistos são posicionados de maneira desproporcional aos corpos, sempre "ocultos" em roupões brancos ou pretos. Isso sem falar dos bonecos, travesseiros e almofadas utilizados.

E ver que isso teve a autenticação de Francisco Cândido Xavier, um homem que os brasileiros sentem um grande medo de tirar de seu pedestal, é simplesmente vergonhoso. Ele mesmo assinou embaixo de tudo isso e participou alegremente nessas brincadeiras todas. Coitados dos falecidos que são usados nesses rituais de ludibriação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...