quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fraude: Divaldo Franco e José Medrado diferem demais na suposta incorporação do Dr. Bezerra


Cada vez mais torna-se difícil garantir autenticidade nas supostas aparições do Dr. Bezerra de Menezes feitas pelos médiuns Divaldo Franco e José Medrado, como se mostram os vídeos abaixo. Observando os processos supostamente mediúnicos, mesmo a "incorporação" aparece de forma ainda mais diferente, o que toma como praticamente certa a fraude cometida por ambos.

Neste processo, nota-se que os dois diferem demais na "incorporação" do Dr. Bezerra, não bastasse que o suposto espírito, dito "superior", nunca se apresentaria como um velho agonizante se, com mais de 100 anos de falecido, tivesse mesmo superado as impressões dolorosas do corpo doentio da velhice terminal.

Se aparecesse mesmo como espírito, Bezerra não iria se manifestar como um velho em seu leito de morte, mas como o vigoroso parlamentar que falava com energia e lucidez nas sessões do Legislativo no Rio de Janeiro dos tempos do Segundo Império. Ninguém se passaria por velhinho doente sequer para favorecer uma identificação espiritual. Seria um absurdo.

Para começar, há uma diferença até na "chegada" do suposto Dr. Bezerra depois do aparente transe mediúnico. José Medrado faz uma expressão de muxoxo, franzindo as sobrancelhas, ficando casmurro e por vezes curvando levemente o corpo, para simular a postura de um velhinho doente (?!) que é a "identidade" do "iluminado" Dr. Bezerra, "desprendido" mas preso às dores do corpo doentio.

Divaldo, diferente de Medrado, fica mais sereno. Apenas fecha os olhos e não carrega muito nas sobrancelhas franzidas. Também não curva o corpo simulando um velhinho doente, permanecendo apenas em pé e praticamente sem andar muito.

Mas o que chama mesmo a atenção é que a "incorporação" aparece não só com vozes diferentes, mas com jeitos diferentes de fala. Divaldo "aposta" na voz de um urso de desenho animado que contrai grave doença, e Medrado aposta numa voz mais afinada, mais chorosa e mais trêmula, algo como o Salsicha, o companheiro do Scooby-Doo, sofrendo de grave estágio de pneumonia.

EXPLICAÇÕES DIFÍCEIS, POR PARTE DE "ESPÍRITAS"

A hipótese de fraude é praticamente certa, ao observar os dois vídeos. Isso porque "Bezerra" se manifesta não só com diferentes timbres, mas de maneiras bem diferentes, o que leva a crer que se passam de imitações e não de psicofonias.

Uma provável "explicação" que os espiritólicos poderiam trazer é que, por serem pessoas diferentes e dotadas de estruturas físicas diferentes, seria "natural" que Bezerra se manifestasse com pequenas variações de timbres vocais, devido à natureza daquele que estaria recebendo o referido espírito.

Só que o grande problema é que não só os timbres são diferentes - e escandalosamente diferentes, pois uma manifestação de um espírito poderia preservar, mesmo em corpos diferentes, uma semelhante maneira pessoal de falar e se comunicar - , mas mesmo a forma de manifestação do espírito não tem a ver uma com a outra.

De outro modo, também é difícil explicar por que Divaldo, em certas palestras, quando não estabelece uma pausa para a "chegada" do suposto Dr. Bezerra - algo que não ocorre aqui, porque no caso do vídeo abaixo, Divaldo dá uma pausa para a suposta incorporação - , estaria em "comunhão energética" com o espírito para que a comunicação seja "unificada" como se fosse numa mesma voz.

Aí fica uma contradição. Divaldo falando sem pausas e, de repente, alterando seu timbre para a do suposto Dr. Bezerra, estaria em "comunhão de energias". E se Divaldo e Medrado "recebem" Bezerra de formas diferentes, é porque são "diferentes pessoas". Isso não procede.

Mesmo em corpos diferentes, o espírito se manifesta de uma mesma forma. Afinal, o espírito é uma pessoa. É ele que impõe sua personalidade e seu estilo de falar em qualquer médium psicofônico, fosse este quem for. Daí o preparo necessário do médium para receber um espírito.

O espírito tem personalidade. Ele não se "unifica" na voz de um médium e nem se "difere" conforme o médium que o recebe. Ele se impõe porque é uma pessoa dotada de caraterísticas mentais próprias. Daí a fraude que convidamos a vocês a observarem comparando esses dois vídeos, que mostram a VERGONHA que é o tal "espiritismo" brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...