sábado, 19 de março de 2016

Madre Teresa de Calcutá será santificada "na marra"


O Vaticano anunciou que a beata Madre Teresa de Calcutá será mesmo santificada. A canonização já tem data marcada, o próximo dia 04 de setembro, dia em que a freira, nascida na Albânia e que atuava na cidade indiana de Calcutá, será considerada oficialmente "santa".

O pretexto para a santificação está relacionado a dois supostos milagres. Um relacionado a um suposto cisto no ovário de uma jovem da Índia cuja cura é atribuída a orações feitas à imagem da freira em uma medalha. Outra se refere a um brasileiro que supostamente sofreu um coágulo cerebral gravíssimo, mas que teria se curado no dia seguinte porque a mulher rezava muito usando outra medalha com a imagem de Madre Teresa.

Os dois casos são bastante duvidosos. Monica Besra, a moça que supostamente tinha um tumor diagnosticado em 2002, se curou seguindo rigorosamente as recomendações médicas e tomando os remédios receitados na dose exata. Não foi pelas preces que ela se curou.

Da mesma forma, o engenheiro paulista Marcílio Haddad Andrino, que supostamente sofreu um tumor cerebral considerado irreversível, teria provavelmente sofrido, sim, uma grave dor de cabeça e alguma fraqueza, e se internou em um hospital católico que, vendo a mulher do engenheiro - com quem passava a lua-de-mel, no momento da "doença" - rezando para a medalha de Madre Teresa, pode ter diagnosticado como "tumor gravíssimo" para forçar o milagre.

Afinal, o homem parecia "agonizante" quando estava internado e havia sido marcada uma suposta cirurgia para a retirada do tumor. No dia seguinte, o engenheiro, de 35 anos em 2008, acordou sozinho, foi andar e tomou o café sem depender de outra pessoa. Os médicos alegaram "não terem" explicações científicas para a cura e consideraram "um milagre de Madre Teresa".

Neste caso, o Hospital São Lucas de Santos, por ser católico, muito provavelmente pode ter dado um laudo médico falso. Um lobby de quinze pessoas foi montado para "legitimar o milagre". que é do interesse de quem professa a crença católica, sobretudo diante de uma celebridade como Madre Teresa de Calcutá.

INTERESSES POLÍTICO-ECONÔMICOS

O fato da Igreja Católica nomear santos através do processo burocrático de canonização não quer dizer que o santo em questão seja um espírito dotado de indiscutível elevação moral. O padre jesuíta José de Anchieta que, junto com o colega Manuel da Nóbrega - que os "espíritas" conhecem como o espírito Emmanuel, "mentor" de Francisco Cândido Xavier - , assassinaram um herege, é também considerado um "santo" católico.

Há casos de santos que são tão lendários quanto Papai Noel e, talvez, até mais lendários - já que, dizem, o Papai Noel que conhecemos é uma invenção da Coca-Cola a partir da deturpação de um mito finlandês - , que nunca existiram e que só servem para adoração religiosa. Há quem diga, por exemplo, que São Valentino, do Dia dos Namorados estadunidense (14 de fevereiro), nunca teria existido.

No "movimento espírita", o equivalente à santificação não inclui esse processo, valendo apenas por declaração. Assim, ídolos "espíritas" como Chico Xavier e Adolfo Bezerra de Menezes são considerados "espíritos de luz" por uma mera declaração dos membros mais destacados do "movimento espírita", sem que houvesse burocracia nem rituais para tanto.

A santificação "na marra" de Madre Teresa de Calcutá, mesmo com esses dois milagres duvidosos, forçadamente "comprovados" pelos sacerdotes do Vaticano, seria, portanto, um modo de atender aos interesses políticos e econômicos da Igreja Católica.

Foi revelado que Madre Teresa de Calcutá não tratava bem os doentes e necessitados. Eles eram alojados uns ao lado dos outros, favorecendo o contágio por doenças graves, como a hanseníase, e só eram atendidos com paracetamol ou aspirina, eram mal alimentados e as seringas utilizadas eram apenas lavadas com água de torneira (que não é considerada potável) e reutilizadas.

Esse descuido com a higiene das seringas, que nunca deveriam ser reutilizadas, nivela Madre Teresa e seus assistentes aos usuários de drogas injetáveis que também reutilizam seringas e, com isso, tornam-se altamente sujeitos a morrerem de doenças graves e contagiosas.

E por que tais denúncias, trazidas pelo hoje falecido jornalista Christopher Hitchens e comprovada por pesquisadores universitários sérios, não foram suficientes para impedir a santificação de Madre Teresa, assim como as dúvidas quanto aos dois supostos milagres?

Simples. Porque é do interesse estratégico da Igreja Católica que Madre Teresa de Calcutá seja "santa" de qualquer maneira. Isso fará com que se façam eventos religiosos em seu nome, se comercializem produtos relacionados e estabeleçam até mesmo festejos e excursões turísticas em prol da "santa".

Essas atividades seriam uma forma da Igreja Católica estabelecer parcerias com políticos e autoridades, de forma a atrair verbas que, certamente, irão para os bolsos dos seus sacerdotes. O que mostra que a fé religiosa pode ser, também, um grande mercado de alto rendimento financeiro. "Bondade" também é uma mercadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...