domingo, 20 de março de 2016

Altamente religiosa, cidade de São Gonçalo tem alto índice de homicídios


Cidade conhecida pelo alto índice de religiosos - sobretudo os evangélicos da tendência neopentecostal - , com templos religiosos de diversas seitas, a cidade de São Gonçalo, da região metropolitana do Rio de Janeiro e vizinha de Niterói, teve o índice de homicídios triplicado, segundo dados de fevereiro passado.

Há um sério clima de insegurança entre os moradores gonçalenses, e nos últimos meses houve homicídios praticados até mesmo à luz do dia e em ruas movimentadas do Rodo de São Gonçalo, região conhecida por reunir alguns bairros centrais, como Mutondo, Zé Garoto e Porto da Pedra.

A cidade, então um excelente polo de mercado, sofre o fechamento constante de casas comerciais e a fuga de empresários, devido aos preocupantes índices de violência. Assaltos e homicídios são muito constantes, causando apreensão às pessoas, principalmente durante a noite.

Neste mês, duas crianças foram mortas por balas perdidas. Em situações diferentes, João Vítor da Costa Pereira, de 12 anos, e Ana Beatriz Duarte de Sá, de cinco anos, foram baleados durante tiroteios, e chegaram a ser socorridas ainda com vida, mas não resistiram aos ferimentos.

É bastante controverso, para muitos, a associação entre religião e violência. Mas analistas da Bíblia identificam passagens que soam como apologia à violência, sobretudo no Velho Testamento. As seitas neopentecostais se baseiam neste livro da Bíblia, mas quase todo o "movimento espírita" e alguns setores da Igreja Católica professam a Teologia do Sofrimento.

Na Teologia do Sofrimento, prega-se que os sofredores têm que suportar o seu sofrimento para chegar aos céus, enquanto que os algozes devem ser tolerados mesmo nos seus mais cruéis abusos contra o ser humano. Esse sistema moralista não resolve as angústias morais e acaba criando um sentimento confuso de conformação e ódio que, em mentes mais rudes, pode levar ao crime.

Isso mostra que a religião não oferece respostas para os problemas humanos. São Gonçalo é superabastecida de templos que se amontoam em suas ruas. Há também vários "centros espíritas". No entanto, eles não conseguem orientar nem proteger moralmente a população no sentido de prevenir a violência. Até porque muitos dos homicidas e assaltantes são também fanáticos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...