sexta-feira, 25 de março de 2016

O "espiritismo" quer usar a "bondade" como diferencial. Isso não é bom


Não é só Luciano Huck que quer dar uma de bom moço. O "movimento espírita", como um todo, quer também promover o bom-mocismo, usando como pretexto a "bondade". E isso até que tem a ver, já que Huck é assumidamente admirador de Francisco Cândido Xavier.

A ideia de que os "espíritas" são maus seguidores da doutrina de Allan Kardec, mas "pelo menos" são "bondosos" e "ajudam muita gente" é bastante hipócrita. Eles insistem que "bondade, amor e caridade" são diferenciais do "movimento espírita", como se quisessem pôr debaixo do tapete as deturpações doutrinárias que cometem.

Isso é muito falso. Afinal, bondade, amor e caridade não podem estar vinculados a uma instituição específica. Se ela usa essas qualidades como diferencial, é porque esconde sua incompetência, com esse desvio de foco que só serve para deslumbrar os incautos.

A atual fase do "movimento espírita", que segue a tendência dúbia de bajular Allan Kardec e praticar a deturpação de seu pensamento tenta a todo custo manter o malabarismo discursivo em pé, já que se começa a ver as contradições e equívocos diversos por trás da doutrina brasileira.

Até pouco tempo atrás, ficava fácil manobrar o discurso de maneira tendenciosa, selecionando os trechos agradáveis ou mesmo oportunistas (como a apropriação pelos "espíritas" das mensagens do espírito Erasto) na bibliografia kardeciana, exaltar o igrejismo de Chico Xavier e Divaldo Franco e usar a "bondade" como elo entre um e outro.

Num dado momento, valia até o desfile de citações de nomes científicos, como Isaac Newton e Albert Einstein, enquanto menciona passagens da Bíblia católica, numa mesma publicação "espírita", em que a Idade Média é criticada mas suas ideias eram dissolvidas num falso cientificismo moderno.

Diante dessa dissimulação, usa-se a "bondade" como se fosse um adoçante a essa mistura indigesta entre um pretenso cientificismo carregado de muito pedantismo e um igrejismo entusiasmado e exaltado, como se o "movimento espírita" usasse um tripé diferente dos três princípios da doutrina de Allan Kardec.

Se a doutrina kardeciana se fundamenta no tripé Filosofia, Ciência e Moral, o "espiritismo" brasileiro se fundamenta no tripé Misticismo, Pseudo-Ciência e Religião, uma teia de contradições diversas na qual os "espíritas", uns por boa-fé, outros por má-fé mesmo, acreditam poderem ser ligadas pelo suposto equilíbrio do pretexto da "bondade" e "caridade".

É como se, entre o igrejismo entusiasmado e o falso cientificismo pudessem ser ligados pela "ponte" do bom-mocismo, como se tais contradições pudessem ser "equilibradas" pela aparente filantropia, como se, embora "a bondade seja um dom de todos", os "espíritas" se acharem os "melhores" nesse âmbito.

Isso não é bom. Afinal, se, por exemplo, uma instituição de serviço público comete um mau trabalho e seus servidores tentam argumentar que "pelo menos são bondosos", ninguém iria acreditar. "Bondade" não tem instituição, não traz diferencial a coisa alguma, e se ela é usada como pretexto para um mau espiritismo, isso nem de longe pode ser uma qualidade admirável.

Muito pelo contrário, isso piora ainda mais a situação dos "espíritas". Pois seu desfile de palavras amorosas e sua pálida filantropia só servem para acobertar seus erros, e nunca podem ser considerados acertos que estão acima de qualquer deslize.

O propósito do Espiritismo não é ser bonzinho. Não existe "religião da bondade". Se o "movimento espírita" pratica um mau Espiritismo, com todos os deslizes e deturpações que se observa hoje, não é a "bondade" que irá constituir um atenuante, mas, sim, um agravante, porque é um recurso dos hipócritas usar o bom-mocismo para disfarçar a incompetência doutrinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...