domingo, 1 de fevereiro de 2015

UFC/MMA: o "esporte" do "Coração do Mundo"?


Uma modalidade dita "esportiva" anda fazendo a cabeça dos brasileiros, e que não parece se encerrar ou falir a quatro anos do "coração do mundo". A luta corporal simbolizada pelas siglas UFC ou MMA, ocorrida há poucas horas em Las Vegas, tem no Brasil uma pretensa reputação de "esporte radical" (?!) e fenômeno de catarse para muitos jovens no país.

É verdade que o fenômeno também faz sucesso nos EUA e, em contrapartida, é bastante criticado no Brasil, até mesmo pelo "movimento espírita". Mas mencionar seu sucesso no Brasil é uma amostra do quanto o país sul-americano anda muitíssimo atrasado.

Os EUA, nação hoje mais poderosa do planeta, e já demonstrador de muito do que se teme ocorrer com o Brasil quando for promovido a "coração do mundo", é, em si, um país que glamouriza a violência e promove, em caráter mundial, esse tipo de "esporte".

O Brasil, que, apesar de sua extensão territorial, se mostra constantemente subserviente ao arbítrio estadunidense, e ainda acha que vai mandar no mundo depois que terremotos e maremotos soterrarem Hollywood, também apoia esse embuste truculento que lembra os antigos gladiadores romanos, guardadas as devidas diferenças que não interferem na essência semelhante.

São lutas denominadas "livres", que parecem empolgar aqueles que usam a desculpa da "adrenalina" para sucumbir a qualquer barbaridade, sem medir escrúpulos para a imprudência que constantemente leva seus amigos para o mundo espiritual de maneira bastante prematura.

Há algumas horas, Anderson Silva e Nick Diaz realizaram uma luta em Las Vegas, sendo esta cidade o símbolo máximo do materialismo extremo através da jogatina dos cassinos e de um padrão de vida superficial, voltado ao consumismo e ao luxo, num modo de viver bem mais vazio do que sugere o deserto do Grand Canyon, nas suas proximidades.

ARIANNY CELESTE - A musa dos esportes truculentos é empurrada pela mídia para ser a musa dos... seus detratores (?!).

A grande mídia não só dá o maior apoio à truculência do UFC que tenta até forjar uma imagem pretensamente positiva dessa modalidade. Seus lutadores são "gente simples", "intelectuais", "pessoas cultas" e outras qualidades plantadas pelo sensacionalismo midiático.

Esse apoio chega mesmo ao ponto da hipocrisia e do cinismo. A mídia chega mesmo a empurrar os torneios de UFC para um público extremamente oposto ao de seus truculentos praticantes: os nerds. A coisa chega ao ponto de um portal de notícias definir um lutador de UFC como "nerd" só porque é formado em Engenharia.

Um vídeo chegou a ser produzido nos EUA com a assistente de palco dos torneios de UFC, a modelo Arianny Celeste, ao lado de um falso nerd, este bastante estereotipado, que ficam no elevador com ele paquerando a moça e ela reagindo com indiferença.

Mas os nerds, tipo de pessoas dotadas de inteligência mas com uma personalidade aparentemente desajeitada e tímida, costumam ser humilhados e até violentados pelos valentões (bullies) de perfil não muito diferente ao dos lutadores de UFC.

Como é que os nerds agora são induzidos pela mídia a endeusar um esporte de truculentos e a apreciar suas "musas" - mulheres que soam como uma versão piorada das tradicionais cheerleaders - , sendo "convidados" pela mídia a admirar um estilo de vida oposto ao seu é algo que só dá para entender pelo tendenciosismo dos executivos de entretenimento.

Isto quer dizer que o tendenciosismo midiático quer fazer os torneios UFC serem "esportes de nerds", criando um contexto surreal dos "espancados" endeusarem o esporte de seus "espancadores" e desejarem as suas "musas", que em contrapartida "não desejariam" ter os valentões que se autoafirmam na luta do tatame.

E se a mídia é capaz disso, também é capaz de transformar o UFC em "algo bom", inventando o "UFC do bem", para crianças carentes e tudo o mais. Para um país que vê "cidadania" em garoto de 12 anos gravando baixarias de "funk", faz sentido.

O que se sabe é que, se o Brasil é receptivo a um tipo de esporte desses, é porque ainda se encontra num estado de muito atraso cultural e moral. O país anda espiritualmente muito doente e retardado em, pelo menos, 55 anos, e ainda se acha moderno e pronto para comandar o mundo enquanto se torna um mercado forte para uma luta de brutamontes. Vá entender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...