quinta-feira, 5 de maio de 2016

Embora paliativo, Bolsa Família ajudou muito mais que Divaldo Franco

LULA E DILMA ROUSSEFF PODEM SER ALTAMENTE CRITICÁVEIS, MAS DE FATO AJUDARAM MAIS QUE DIVALDO FRANCO.

É evidente que Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff tiveram erros em seus governos e são até criticáveis, mas por mais que o Bolsa Família seja superestimado como uma medida paliativa vista como "definitiva", é inegável que ela impulsionou muitas famílias pobres.

O que se observa é que o Bolsa Família, no contexto do "espiritismo" no Brasil, dá um banho no "revolucionário projeto" da Mansão do Caminho de Divaldo Franco e que põe em xeque o título de "maior filantropo do Brasil" que o "médium" baiano ganhou de graça, por quase nada.

Através de um cálculo matemático, em que se avaliou a quantidade anual de beneficiados, os anos de existência da Mansão do Caminho até 2015, ano de uma "reportagem", ou melhor, uma cobertura comemorativa da instituição no Fantástico, e a população de Salvador, constatou-se que o número de beneficiados anuais era de 2.540 pessoas.

Em relação à população de Salvador, esta média anual corresponde a 0,08% de sua população. Muito menos de 1%. Em níveis nacionais (segundo dados de 2013, a população brasileira é de 200,4 milhões de habitantes), o índice é ainda mais ínfimo: 0,0012%, o que faz com que Divaldo Franco tenha ganho de seus seguidores o "honrado título" de graça, sem fazer muita coisa.

BOLSA FAMÍLIA BENEFICIOU MAIS DE 300 VEZES QUE MANSÃO DO CAMINHO

Vamos comparar com o Bolsa Família. Não estamos aqui apoiando o PT, sendo "lulopetistas" ou "lulodilmistas", mas analisando as qualidades que Lula e Dilma possuem de fato. E nota-se que, em 14 anos de implantação pelo PT, o Bolsa Família beneficiou 13,8 milhões de famílias.

Fala-se famílias, quando os dados da Mansão do Caminho falam em indivíduos. Em se tratando de famílias pobres, não é pouca coisa, diante de famílias numerosas, com mais de cinco indivíduos em média, o que pode multiplicar, em pelo menos quatro vezes, o número de beneficiados, se levarmos em conta os indivíduos.

14 anos corresponde a cerca de 22% de 63. Em 63 anos, de 1952 a 2015, a Mansão do Caminho beneficiou cerca de 160 mil pessoas, tirando-as da pobreza absoluta. Em 14 anos, estima-se que, pelo menos, 55 milhões de indivíduos, cerca de 340 vezes o total de beneficiados do projeto de Divaldo Franco, foram contemplados pelo Bolsa Família.

Em pouco tempo, o Bolsa Família beneficiou um número três centenas maior do que o da Mansão do Caminho, e nem por isso Dilma Rousseff e Lula são considerados "filantropos", enquanto Divaldo Franco é considerado "o maior filantropo do país" praticamente com quase nada, apenas movido pelo prestígio religioso que fascina muita gente.

Quantitativamente, o projeto educacional de Divaldo Franco também perde. O Método Paulo Freire, por exemplo, dá um banho de solidariedade no projeto da Mansão do Caminho. Esta ensina a ler, escrever e trabalhar, mas sob a condição do proselitismo religioso (inevitavelmente se transmitem valores do "espiritismo" igrejeiro) e criando pessoas sem muita consciência crítica do meio em que vivem.

Já o método ensinado pelo educador pernambucano se baseava numa combinação de alfabetização para adultos e conscientização social, valorizando as realidades locais de cada comunidade e estimulando o pensamento crítico e a mobilização social, um processo bem mais transformador do que a máxima "espírita" de ser alguém na vida sem entrar em conflito com os privilégios alheios.

Mas o deslumbramento religioso cria também seus privilegiados e pretensos vitoriosos, menos pelo que realizaram de concreto e transformador. Até porque o bairro de Pau da Lima, em Salvador, onde fica a Mansão do Caminho, é um dos mais violentos da capital baiana.

Em nome da fé cega, atribui-se "ativismo" e "progressismo" até em pessoas como Francisco Cândido Xavier, o tão badalado Chico Xavier, quando ele falava em "sofrer em silêncio", que na verdade nada tem de ativismo. Religião é fantasia, sobretudo quanto tenta se colocar acima da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...