sábado, 7 de maio de 2016

Histórico da família Bezerra no Brasil


Pesquisando os textos sobre a origem do sobrenome Bezerra, em particular o derivado Bezerra de Menezes, não conseguimos, pelo menos por enquanto, verificar a posição do dr. Adolfo Bezerra de Menezes, conhecidíssimo dirigente "espírita", na árvore genealógica.

Ele quase não é citado nas pesquisas que, por ora, analisamos, embora vagamente se admita que ele era membro de uma importante família do Ceará. Em todo caso, reproduzimos um texto, colhido do perfil da Família Bezerra da Rocha Moraes, no Facebook, a partir de uma fonte bibliográfica creditada no final, que descreve o histórico da família Bezerra e suas ramificações principais.

Nosso esforço é localizar o dr. Bezerra num contexto de sua família e de suas raízes históricas, tirando-o do habitual isolamento em que se situa como "líder espírita", simbolicamente mantido "fora do contato" com outros membros do mesmo clã, exceto os familiares diretos.

==========

FAMÍLIA BEZERRA
Do arquivo heráldico genealógico.

"BEZERRA", família originária do Reino da Galícia, já existia no século XII e passou a Portugal na pessoa de D. Afonso de Melo Bezerra, fiel escudeiro da rainha Izabel (mais tarde Santa Izabel de Portugal). Foi nomeado pelo Rei D. Diniz (Cavaleiro do Reino). Tornou-se Comendador da Ordem de Cristo e da Ordem de Santa Maria, seu brasão de armas foi concedido por decreto real. Esta raíz (Bezerra) chegou ao Brasil por Pernambuco, depois pelo Ceará, Piauí e outros Estados, suas ramificaões entrecruzaram-se com outros Bezerras, como: Bezerra de Melo, Bezerra de Meneses, Bezerra Lages, Bezerra da Cunha e outras categoricamente qualificadas na pessoa de Dom Afonso de Melo Bezerra.
Estas informaçoes foram extraídas do arquivo genealógico das grandes famílias titulares portuguesas.
Essa é a origem da minha família brasileira em Pernambuco. A fonte original dessas informações se encontra aqui (www.brejodecima.com - linque hoje inativo).
O Patriarca da familia BEZERRA no Brasil, ANTONIO MARTINS BEZERRA (vide informação abaixo constante do Dicionário das Familias Brasileira), veio para Pernambuco acompanhando o primeiro Donatário Duarte Coelho, e seu filho DOMINGOS BEZERRA FELPA BARBUDA ( Patriarca da Familia Bezerra Monteiro e pai do Patriarca da familia Bezerra de Menezes), era conhecido COMO O VELHO JUDEU e foi investigado pela Santo Oficio, havendo sido ,o primeiro Senhor do Engenho São Pantaleão, Ú da Varzea do Capibaribe, também conhecido como Engenho Monteiro.
Reputo essa referência um indício importante na definição da eventual ascendencia judaica dos Bezerras, principalmente quando associadas a outras fontes igualmente importantes, tais como,

1) o livro "As Raízes Judaicas do Brasil" de Flávio Mendes de Carvalho (onde são relacionados diversas pessoas de sobrenome Bezerra sentenciadas a morte como judeus através dos Autos de Fé da Inquisição Portuguesa):
2)O Dicionário Serafadim de Sobrenomes, onde só são relacionados os sobrenomes usados por cristãos-novos e judeus, tem um verbete para a familia Bezerra, inclusive com uma bibliografia complementar e
3)a releitura da palavra BeZeRRa,que em Deuteronomio 3 aparece como BeZeR e que veria do Hebraico bTzur, que significa rocha ou canto.

CONCLUSÃO
Não são os BEZERRAS de hoje judeus, condição perdida por um longo processo de aculturação, mas possivelmente sejam descendentes de Patriarcas de origens judaicas.
BEZERRA - Sobrenome, primitivamente alcunha. De bezerra(Antenor Nascentes, II, 45). Já existia no tempo do rei D. Sancho II. Alguns acreditam que viesse da provincia de Lugo, na Galiza, onde tinham solar antes da conquista da Estremadura e de Andaluzia (1231 e 1249) (Carrafa, XV, 88). Felgueiras Gayo, apresenta, de forma pouco confusa, algumas origens para esta familia, entre elas, a dos ir -mãos Antonio Martins Bezerra e Fernão Gonçalves Bezerra, que denominamos de tronco A e B. Antonio Martins Bezerra (c. 1499, Foz de Lima, Viana, Portugal), chefe do tronco A, também denominado de "Bezerra Felpa", passou a Pernambuco, em companhia de sua esposa, Maria Martins Bezerra, acompanhando o primeiro Donatário daquela Capitania. Entre os descendentes do casal:
I - o filho, Domingos Bezerra Felpa Barbuda, patriarca da familia Bezerra Monteiro (v.s.), de Pernambuco;
II - o filho, Guilherme Bezerra Felpa Barbuda, patriarca da familia Barbalho Bezerra (v.s.), de Pernambuco;
III - o neto , Paulo Bezerra, natural de Viana, que passou para o Brasil, antes de 1613, estabelecendo-se em Pernambuco;
IV - o bisneto, João Pessoa Bezerra, q. teve foro de Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, por Alvará de 02.01.1672, Juiz Ordinário deOlinda-PE, 1664 e 1671, Provedor da Santa Casa de Misericórdia (1664, 1670, 1679 e 1684).
Fernão Gonçalves Bezerra, Chefe do Tronco B, foi Almoxarife entre Douro e Minho, em 1537, e deixou geração que passou ao Brasil. Entre os seus descedentes:
I - o filho, Heitor Nunes Bezerra, que foi Administrador das Capelas do S. Crucifixo e do Senhor dos Mareantes, na matriz de Viana;
II - o neto, Pedro Nunes Bezerra (24.08.1600), que adquiriu, por compra, o Prazo de Perre, quinta e Torre de S. Gil de Perre, onde institituiu um Morgado, unindo-lhe a Capela do S. Crucifixo e do Senhor Mareantes, na Matriz de Viana, por escritura de 11.1594. Foi confirmado, este vínculo, por Provisão Régia de 20.07.1595. Comendador da Ordem de Cristo.Fidalgo da Casa Real. Comendador sw Santa Maria da Torre Bispado de Vizeu;
III- a bisneta Brites Bezerra que tornou-se matriarca da familia Bezerra Jácome (v.s.), da qual foi representante em Pernambuco, do seu casamento com João Jácome, natural de Braga, filho de Vasco Jácome, Senhor da Casa do Avellar, e de Melícia Gomes de Abreu (Gayo,Bezerras,Tomo VII, 28).
Linha Ilegitima:
I - o neto do tronco A, Fernão Bezerra Felpa Barbuda, que ainda vivia em 1645. Não deixou geração do seu casamento, a 06.02.1606, na Ermida doEngenho S. Pantaleão, com Maria Gonçalves Raposo (16.11.1621, PE). Deixou filhos que foram legitimados. Entre os seus descendentes :
II - o neto, Domingos de Brito Bezerra, natural de Pernambuco, que teve mercê do Hábito de S. Tiago, a 23.02.1647, pelos serviços prestados na guerra contra os gentios, no Rio Grande de Norte, e na guerra contra os holandeses, em Olinda, Recife e Salvador. Teve a patente de Capitão, passada na Bahia, a 10.10.1639.
BEZERRA MONTEIRO (resumo) - Importante familia estabe lecida em Pernambuco, com ramificações no Ceará, que teve principio em Domingos Bezerra Felpa Barbuda (1526, Foz de Lima, Viana -18.10.1607-PE), primeiro senhor do Engenho São Pantaleão, Ú Varzea do Capibaribe, também conhecido como engenho Monteiro. Era filho (segundo Borges da Fonseca) de Antonio Martins Bezerra Felpa, patriarca desta familia Bezerra (v.s.) de Pernambuco, deixando entre os descendentes o bisneto Bento Rodrigues Bezerra, patriarca da familia Bezerra de Menezes (v.s.)
BEZERRA DE MENEZES (resumo) - ramo da familia Monteiro, Importante familia do Nordeste do Brasil, com ramificações na Bahia, Pernambuco, Sergipe e, sobretudo, na cidade do Crato. A união dos 2 sobrenomes teve principio em Bento Rodrigues Bezerra Monteiro (v.s.). Deixou numerosa descendencia do seu casamento, c. 1690. com Petronilla Velho Menezes (n. Bahia). Entre os descendentes de Bento Rorigues:
I - a bisneta, Joana Maria Bezerra de Menezes (29.05.1751-30.05.1818 matriarca dos Castros Menezes (v.s.) do Ceará;
II - o bisneto, brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro de Menezes (05.12.1740, CE, 1831), capitão-mor e fundador de Juazeiro.
BEZERRA DO VALE (resumo) - antiga familia estabelecida em Pernambuco, procedente de Antonio Bezerra do Vale (já nascido em PE), que deixou numerosa descendência de seu casamento com Maria Alves Medeiros. Entre outras, foram pais de João Bezerra do Valle, nat. de PE, que deixou numerosa descendência de seu casamento, em meados do século XVIII, com Ana Gonçalves Vieira, que se estabeleceu no Ceará. Ana, era filha de Francisco Alves Feitosa e neta de João Alves Feitosa, patriarca desta familia (v.s.) do Ceará.
BEZERRA DE ARAÚJO (resumo) - Importante familia estabelecida em Sobral-Ce, que procede de Francisco Bezerra de Araújo (1715 -Sobral-Ce,1850 que deixou larga descendência (10 filhos) do seu casamento com Inácia de Lira.
BEZERRA CAVALCANTI (resumo) - sobrenome de diversos troncos genealógicos de Pernambuco, procedentes de várias uniões destas familias. Entre a mais antiga a do Capitão Cosme Bezerra Monteiro, que ainda vivia em 1673. Bisneto de Antonio Martins Bezerra Felpa, patriarca desta familia Bezerra (v.s.), de PE.BEZERRA JÁCOME (resumo) - Importante familia de origem portuguesa. A união dos 2 sobrenomes teve principio com João Jácome, natural de Braga, filho de Vasco Jácome, Senhor da Casa de Avellar, e de Melícia Gomes de Abreu.
Deixou geração, pela qual correm os sorenomes Bezerra, Bezerra Jácome e Jácome Bezerra, do seu casamento com Brites Bezerra, bisneta de Fernão Gonçalves Bezerra, Chefe do Tronco B, da familia Bezerra (v.s.) estabelecida em Pernambuco.
BEZERRA DE MELLO (resumo) - ramo da familia Bezerra Monteiro, importante familia do Nordeste Brasileiro, com ramificações no Rio de Janeiro. Houve diversas uniões entre a familia Bezerra de Pernambuco, com diferentes familias de sobrenome Mello da mesma localidade.

FONTE
BARATA; CUNHA. Carlos de Almeida; Henrique. "Enciclopédia Brasileira". Ed.Terra. S. Paulo, 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...