quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

"Milagre" brasileiro atribuído a Madre Teresa de Calcutá tem pontos estranhos


Um caso de suposta cura religiosa, atribuída ao "milagre" de Madre Teresa de Calcutá, pode ser, muito provavelmente, um dos maiores factoides religiosos do mundo. Embora seja comemorado como uma grande façanha religiosa, o episódio conta com muitos pontos estranhos, sem falar que ele se situa num contexto de "guerra religiosa" das grandes corporações de Comunicação.

Oficialmente, o "milagre" corresponde a uma suposta cura de um engenheiro de 35 anos que vivia em Santos e estava passando a lua-de-mel com a esposa (com quem vive hoje no Rio de Janeiro, junto com dois filhos), quando teria passado mal e internado num hospital. Só agora ele foi revelado como Marcílio Haddad Andrino, hoje com 42 anos.

Aparentemente sofrendo de hidrocefalia, que é o acúmulo de líquido no cérebro, ele foi levado para um hospital em Santos e, em "estado gravíssimo", seria submetido a uma cirurgia. Ele chegou a "entrar em coma" e, durante sua internação, sua esposa foi para uma paróquia em São Vicente para falar com um padre.

Este ofereceu uma medalha da Madre Teresa de Calcutá e recomendou para a mulher rezar para ela. Em seguida ela foi para o hospital de Santos e pediu para enfermeiros guardarem a medalha sob o travesseiro onde estava o marido. No dia seguinte ele se levantou e, bastante lúcido, tomou o café e se "sentia totalmente curado".

Os médicos do hospital teriam, por unanimidade, declarado a cura "cientificamente inexplicável" e atribuíram o feito ao "milagre" de Madre Teresa de Calcutá. Com isso, cerca de 15 testemunhas deram depoimento, que gerou num documento de 400 páginas enviado para o Vaticano, que já marcou a canonização da freira albanesa para setembro de 2016.

O fato tenta abafar as denúncias contra Madre Teresa feitas a partir de pesquisas do falecido jornalista inglês Christopher Hitchens. Através de um livro e um pequeno documentário, nos anos 90 e ainda com a madre viva, ele denunciou a "missionária" pelo tratamento desumano a pobres e doentes que alojava em "casas de moribundos", por corrupção e aliança com tiranos e magnatas.

A freira albanesa (seu nome de batismo era Anjezë Gonxhe Bojaxhiu) que foi considerada "anjo do inferno" por pregar o sofrimento e deixar os seus "assistidos" em condições desumanas - eram mal alimentados, só eram remediados com aspirina e paracetamol, eram alojados juntos sob risco de contágios e, sem higiene, recebiam injeções de seringas infectadas e reutilizadas - tem o caminho livre para virar "santa" e ser divinizada pelo imaginário popular mundial.

Diante da celebração do "admirável milagre", que pretende "calar a boca" dos que questionavam a "missão" de Madre Teresa, o episódio mostra, porém, aspectos muito estranhos, que põem em xeque a validade do "milagre".

1) REVELAÇÃO TARDIA

O episódio ocorreu em 2008 e só foi devidamente divulgado sete anos depois. Para um fato considerado "excelente", foi tempo demais de espera para tamanha revelação. Por que será? Porque o papa de plantão era um alemão, pouco receptivo a "milagres" brasileiros? E agora, com um argentino no Vaticano, a situação ficou mais fácil?

Uma possível desculpa seria que o caso só seria revelado depois de um exame minucioso. Mas um caso desses não levaria sete anos para ser examinado, mas cerca de seis meses, quando muito. É estranho que uma aparente boa notícia tenha demorado para ser revelada, ante a ânsia dos devotos de Madre Teresa de vê-la canonizada.

2) HOSPITAL CATÓLICO

Foi divulgado que o engenheiro, hoje identificado como Marcílio Haddad Andrino, foi internado no Hospital São Lucas, de Santos. Portanto, é um hospital católico. Os médicos, a serviço de sacerdotes locais, podem ter forjado o laudo médico para forjar o milagre.

É possível que o problema real de Marcílio tenha sido menos grave que o que se diz, e ele pode ter tido um enjoo, um problema de refluxo ou uma dor de cabeça e a "hidrocefalia" pode ter sido um problema de gazes que causou uma séria dor-de-cabeça.

É bom demais para ser verdade uma doença terminal ter sido curada assim de repente, ainda mais num hospital católico que, puxando a brasa para sua sardinha, pode ter inventado o incidente para forçar a santificação da Madre Teresa.

3) FATO OCORRIDO NO BRASIL

País ainda vulnerável ao deslumbramento religioso, do contrário do mundo desenvolvido - que pôde dar ouvidos às denúncias do ateu Christopher Hitchens - , o Brasil é cenário propício para pretensos milagres, casos sensacionalistas que forjam curas "inexplicáveis" de supostas doenças graves, já que o país dá mais valor à fé religiosa do que ao trabalho científico.

O Brasil é considerado um dos países mais religiosos do mundo e, por isso, está inclinado a tantas fantasias relacionadas aos ícones e dogmas religiosos, com apetite digno de Idade Média, apesar dos contextos serem diferentes.

4) DESLUMBRAMENTO RELIGIOSO DESENCORAJA INVESTIGAÇÕES SÉRIAS

O deslumbramento religioso, que é a fascinação mórbida, fantasiosa e sedutora por estereótipos de "amor e bondade", fenômeno muito comum entre os brasileiros, impede que investigadores sérios sejam bem sucedidos ao questionar fenômenos atribuídos a ídolos religiosos.

Em 1944, Francisco Cândido Xavier foi poupado da condenação por fraude e usurpação do nome do escritor Humberto de Campos por uma hesitação dos juízes diante de ícones religiosos. Com isso, o mito de Chico Xavier ganhou impulso e se agigantou de forma que é difícil investigar suas irregularidades. Pior: Chico Xavier praticamente virou "dono" do legado simbólico de Humberto de Campos, que não "vive mais" na memória brasileira sem a sombra do "médium" brasileiro.

Esse é apenas um exemplo de como investigadores e estudiosos não conseguem derrubar totens religiosos, por mais que mostrem provas, argumentos consistentes e teses lógicas. A supremacia da Fé sobre a Ciência e a Lógica é estarrecedora, e mesmo advogados, juristas e acadêmicos ficam intimidados em desafiar reputações de pessoas consideradas "símbolos de amor e caridade".

5) BRASIL NÃO CONTA COM UM CHRISTOPHER HITCHENS

O mercado da visibilidade no Brasil é um horror. Temos uma mídia majoritariamente reacionária (Globo, Folha etc). Em locais como a Bahia, temos uma mídia coronelista enrustida, através de barões midiáticos como Marcos Medrado e Mário Kertèsz, que tentam castrar o pensamento de esquerda através da cooptação e controlam o mercado da fama e do reconhecimento público no Estado.

Isso é prejudicial na formação de pessoas influentes e dotadas de prestígio e popularidade. É através dessa mídia doentia, por exemplo, que a fama e o prestígio cabem quase que exclusivamente para pessoas medíocres e incompetentes, que não representam ameaça ao poder dominante. Até mesmo a mídia de esquerda foi empastelada pela invasão de intelectuais culturais de centro-direita (como Pedro Alexandre Sanches e Paulo César de Araújo) para castrar os debates culturais.

Entre os formadores de opinião, vemos exemplos aberrantes como um riquinho reacionário como Luciano Huck, posando de "filantropo" no seu programa de TV (carro-chefe de seu pretenso bom-mocismo) e promovendo a sua gíria "balada" para além de seus espectadores e fãs, o que mostra um poder de influência que ele tem até entre seus "detratores".

Há também sub-celebridades, cantores popularescos, musas "popozudas", e uma fauna de pessoas sem talento e sem visão de mundo humanista, que ficam enrolando na mídia tentando justificar seu desmerecido sucesso, principalmente através de fotos de qualquer nível apelativo no Instagram.

É isso que faz com que faltem pessoas influentes como Christopher Hitchens e analistas sérios que possam ter também visibilidade. Até temos um Vladimir Safatle, mas ele é ridicularizado pela intelectualidade centro-direitista camuflada de esquerda (como a turma de Pedro A. Sanches).

Por isso, o poder de influência de intelectuais progressistas é neutralizado e praticamente anulado, permitindo a degradação de valores morais e culturais que ocorre de maneira avassaladora no Brasil, tanto para o lado da libertinagem erótica quanto para o lado do obscurantismo religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...