quarta-feira, 5 de março de 2014

Brasil é somente uma pátria, não o Eldorado espiritual


O livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, que Chico Xavier lançou passando recibo para o coitado do Humberto de Campos, que nunca teria escrito esse absurdo, é completamente cheio de erros.

O maior desses erros está justamente no título, que dá ao Brasil a surreal e inconcebível predestinação de nação-guia do planeta, através de sua promoção a uma suposta filial da pátria cristã de Israel, conforme influências do catolicismo medieval herdados pelo "espiritismo" brasileiro.

Afinal, o Brasil é só um país. Não é um guia da humanidade, não é a nova terra prometida, não é o centro do universo, nem muito menos a porta de entrada para mundos espirituais superiores. Esqueçam tudo isso.

O Brasil é, como qualquer outro país, um território arbitrariamente delimitado pela ação política dos homens. Seu território tem um significado puramente material, relacionado ao contexto social das pessoas que vivem nessa área na Terra.

Embora possamos admirar países, e ter algum sentimento relativo de patriotismo, devemos deixar claros que, no mundo espiritual, essas divisões são insignificantes. No mundo espiritual - uns chamam de "pátria espiritual" - não existe Brasil, nem Estados Unidos, nem Israel, nem Japão, nem Rússia, nem qualquer outro país. E não existem áreas com ideias próximas à delimitação por países.

Portanto, o livro que inspirou uma visão ufanista um tanto patética do "espiritismo" brasileiro já deixa de ser admissível como um documento sério já a partir do título, que sugere uma inapropriada predestinação messiânica do Brasil.

Vamos nos relaxar. Essa "predestinação" traz responsabilidades demais. Já basta a Copa do Mundo, com suas obras paradas. Já pensou se o Brasil fosse realmente a tal Pátria do Evangelho? Teríamos que construir imponentes centros espíritas e criar colônias espirituais de arquitetura bastante sofisticada. Creio que iria custar muito, muito dinheiro. E não daria em coisa alguma importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...