quinta-feira, 8 de maio de 2014

Luciano dos Anjos: um ex-roustanguista que denunciou irregularidades da FEB


Há cinco dias, faleceu aos 81 anos o jornalista e escritor Luciano dos Anjos, que havia sido uma curiosa figura no Espiritolicismo que depois passou a denunciar as irregularidades cometidas pela Federação "Espírita" Brasileira.

Jornalista com passagem em publicações como a revista Cruzeiro - a mesma da reportagem de 1944 feita por David Nasser sobre Chico Xavier - e na Rádio Mayrink Veiga, Luciano era tudo aquilo que poderia se esperar de um espiritólico exemplar.

Leitor e admirador entusiasmado de Jean-Baptiste Roustaing, amigo de Chico Xavier, Divaldo Franco, Guillon Ribeiro (tanto o pai que traduziu deturpadamente os livros de Kardec, quanto o filho) e o chefão da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Membro da cúpula da FEB, ele ainda foi editor da revista O Reformador, o "diário oficial" da federação.

A essas alturas, depois de contribuir até na modernização de capas dos principais livros da FEB, Luciano passou a sentir o clima de divergências e conflitos na entidade. Um escândalo de uma federação regional "espírita" de fazer uma tradução, ainda mais deturpada que a da FEB, dos livros de Allan Kardec foi denunciado por José Herculano Pires e caiu como bomba no "movimento espírita".

Wantuil acabaria falecendo pouco depois, em 1974, e dissidências se formaram. Luciano havia lançado o livro O Atalho, que, entre outras coisas, reprovava o processo de "igrejificação" promovido pela FEB, o que irritou os dirigentes da instituição e provocou a saída de Luciano, que depois formou o Grupo dos Oito, uma dissidência do "movimento espírita", em 1976.

Luciano também é conhecido pelo livro lançado em 2006, a Anti-História das Mensagens Co-piadas, em que analisa um caso de plágio em 1962, feito por Divaldo Franco, de um texto publicado por Chico Xavier onze anos antes, e que foi um dos piores escândalos ocorridos no período de auge do "espiritismo" da FEB. O caso chegou a ser noticiado pelo Fantástico da Rede Globo de Televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...