sábado, 24 de maio de 2014

Esclarecendo a respeito da suposta voz do Dr. Bezerra por Divaldo Franco


A respeito das irregularidades relacionadas à suposta voz do médico Adolfo Bezerra de Menezes, por Divaldo Pereira Franco, houve gente no Facebook que não entendeu quando se falou que o baiano teria feito um falsete, em vez de receber a voz do médico cearense.

A estranheza se deu porque, numa palestra, Divaldo seguia com sua oração quando seu timbre tão somente se alterou, sem que houvesse alguma transição necessária de recepção do espírito de identidade atribuída a Bezerra de Menezes.

Falando em linguagem mais popular, Divaldo foi falando e aí, pá-pum, entrou a voz do Dr. Bezerra no lugar. Assim, a jato. Para quem não entende, é um fato sobrenatural que a fé oculta, uma herança do "mistério da fé" que esconde muitos absurdos surreais do Catolicismo medieval.

Não é possível, mesmo em médiuns considerados experientes, que se faça esse processo. Como tipos de formas físicas, os perispíritos, que são uma espécie de "corpos" dos espíritos desencarnados, também não podem ocupar simultaneamente um mesmo lugar.

O processo mediúnico precisa de alguma transição, em que o espírito do médium "cede lugar" ao espírito do desencarnado que vai se comunicar. Não é um processo simples, em que um médium diz uma coisa e o falecido completa como que na velocidade da luz. Vamos entender a coisa no processo psicológico e comunicativo.

É como ocorre com duas pessoas. Se uma fala uma coisa e a outra completa, por mais que houvesse alguma rapidez de comunicação, sempre existe alguma pausa, por mínima que seja, para que a segunda pessoa decida completar a mensagem.

Em primeiro lugar, a mensagem surge como um estímulo, e o primeiro emissor dá a deixa para o segundo completar. Este recebe então o recado, por implícito que seja, e precisa de um tempo, mesmo uns pouquíssimos segundos, para perceber que precisa completar a mensagem dada pelo primeiro emissor.

O que se observou é que não houve essa necessária pausa na comunicação de Divaldo Franco, o que leva a crer que ele teria feito um falsete, a pretexto de receber a voz do Dr. Bezerra. Para os incautos, isso é fabuloso, o sobrenatural deslumbra a todos, mas isso não tem o menor sentido lógico nem científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...