sexta-feira, 9 de maio de 2014

Faleceu Jorge Murta, que combateu o Espiritolicismo nas mídias sociais


Depois de enfrentar longa enfermidade, faleceu o estudioso espírita Jorge Murta, responsável pelo blogue Espiritismo Com Profundidade. Crítico dos deslizes cometidos pelo movimento espírita, Jorge era um dos maiores batalhadores dessa missão, junto ao também falecido José Manoel Barboza e a outros que continuam em frente, como Sérgio Aleixo.

Jorge, até quando podia, participava dos debates sobre Espiritismo nas mídias sociais, sempre dando seu questionamento seguro e prudente às irregularidades cometidas pela FEB e por astros espiritólicos como Chico Xavier e Divaldo Franco.

O blogueiro e estudioso espírita também foi um dos poucos que equilibravam a análise dura e rigorosa dos deslizes do movimento espírita brasileiro e o raciocínio austero e objetivo inspirado pelas obras originais de Allan Kardec. Diz-se isso porque, infelizmente, alguns críticos do Espiritolicismo ainda se encontram hesitantes em várias posições, como em relação aos erros cometidos por Chico Xavier.

Desejando boa sorte e muita paz para Murta no mundo espiritual, fechamos aqui esta postagem reproduzindo dois parágrafos de seu texto "Os Piores Inimigos do Espiritismo", nos quais lembra os esforços de Allan Kardec em manter a fidelidade do conhecimento espírita à lógica científica e à atualização da doutrina dentro dos limites da razão lógica, sem sucumbir a quaisquer descaminhos:

"Vislumbrando as dificuldades pelas quais poderia passar o Espiritismo, advindas da falta de maturidade do homem, Allan Kardec tratou de deixar diretrizes que pudessem garantir a unidade de vistas dentro do pensamento doutrinário, bem como sua expansão com segurança. Idealizou um Comitê Central que funcionasse de forma democrática e o Controle Universal dos Espíritos para as revisões periódicas na doutrina (a cada 25 anos), de modo que não se perdesse no tempo e pudesse acompanhar a evolução do planeta. Nada disso foi seguido pelos homens que fizeram a história espírita.

Os espíritas 'modernos' parecem desconhecer tal coisa. E, se conhecem, não dão a menor importância, pois defendem idéias esdrúxulas e contrárias aos fundamentos kardequianos, baseados em escritos ditados por Espíritos enganadores e pseudo-sábios. Essas idéias infiltram-se com facilidade em nosso meio, porque encontram o terreno fértil da ingenuidade e da falta do estudo que faz com que tudo se aceite sem exame, sem critério. É tempo de mudanças. O milênio termina e se inicia uma nova fase para o planeta. Os centros espíritas precisam se preparar para amparar o homem dentro de uma filosofia de vida melhor, mais justa e mais plena de compreensão das coisas divinas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...