quarta-feira, 21 de maio de 2014

Claude Monet e a suposta pintura mediúnica de José Medrado

SUPOSTO QUADRO DE CLAUDE MONET REGISTRADO POR JOSÉ MEDRADO.

Dando sequência à análise dos supostos quadros mediúnicos, aqui mostramos o caso de Claude Monet, que, na suposta psico-pictografia de José Medrado, é descrito como um dos "líderes" de uma "equipe" de pintores que se oferecem, tal qual um cozinheiro de lanchonete, de fazer o trabalho de pintura por encomenda.

OUTRO SUPOSTO QUADRO DE MONET, TAMBÉM POR JOSÉ MEDRADO.

Seria fácil demais reunir pintores de diferentes épocas, diferentes lugares, diferentes tempos de vida e diferentes destinos num evento de pintura. Não que isso fosse absolutamente impossível, mas da forma como ocorre é muitíssimo difícil de se acontecer.

Na boa, alguém imaginaria um Rock In Além juntando, com facilidade de professor de jardim de infância juntando os aluninhos, atrações como Raul Seixas, Ian Curtis, Cazuza, Ronnie James Dio, Jimi Hendrix, Sacha Distel, Mariska Veres (cantora do Shocking Blue, do sucesso "Venus"), Júlio Barroso, Cássia Eller, John Lennon, George Harrison, Ian Stewart, Jon Lord, Kurt Cobain e o bluesman Robert Johnson?

 PORT DONNANT - BELLE ILE, DE CLAUDE MONET.

REGATTA AT ARGENTEUIL, DE CLAUDE MONET.

Se já se tem muita dificuldade de reunir todos os colegas de escola num espaço de 25 anos, quanto mais gerações diferentes de pintores, que a gente nem sabe se estão realmente juntos ou se estão aí a dispor para pintar para o público como quem frita um pastel para o freguês.

Aqui analisamos o caso de Claude Monet (1840-1926), pintor francês do movimento impressionista, nome muito citado nos espetáculos de suposta pintura mediúnica feitos pelo baiano José Medrado, e geralmente a principal atração aparente desses eventos.

ACIMA, ASSINATURA DE CLAUDE MONET EM VIDA. ABAIXO, SUPOSTA ASSINATURA DE CLAUDE MONET "DEDICADA" A JOSÉ MEDRADO.

Nota-se que, do contrário do São Francisco de Assis do suposto Cândido Portinari, que apresenta diferenças grotescas em relação ao mesmo santo retratado pelo pintor brasileiro em vida, há um esforço de imitação do estilo original de Claude Monet.

Quem tem um entendimento superficial de artes plásticas pode até acreditar que os quadros supostamente mediúnicos são mesmo de Monet, porque à primeira vista os estilos parecem idênticos. Mas uma observação mais cautelosa pode verificar a fraude, aqui bem mais sutil.

Primeiro, porque as sutilezas de distribuição de cores mostram diferenças que, numa análise rigorosa de um especialista, indicam que não basta apenas misturar bem as cores, mas adotar uma personalidade de pintura cujas nuances podem ser imperceptíveis para leigos, mas são rigorosamente identificadas por estudiosos sérios.

Monet aproveita melhor a produção de pigmentos coloridos, da combinação de traços de matizes, como se nota sobretudo em "Port Donnant - Belle Ile", uma de suas obras. Coisa que o "espírito" de Monet não realiza criando fundos de paisagem "lisos", que destoam do estilo do francês.

As sutilezas indicam que, mesmo com a esforçada imitação, há uma diferença no estilo de pintar de Monet em relação ao suposto Monet espiritual. Além disso, para um estudioso, tem-se a impressão de que o suposto Monet-espírito se aproxima mais da imitação de um Pierre-Auguste Renoir, outro pintor francês "usado" por José Medrado, e que analisaremos noutro texto.

A máscara cai quando se observa a assinatura, como destacamos na imagem comparativa acima, em que o autógrafo de Claude Monet é bem diferente entre o original e o do suposto espírito. Mesmo a imitação de grafia do "M" do sobrenome é tão banal quanto desenhar um "A" caligráfico redondo, com um círculo e um "rabinho", e não indica a autenticidade do espírito.

Quanto à grafia como um todo, mais uma vez a assinatura "espiritual" parece coisa qualquer nota, em comparação com a caligrafia registrada pelo pintor em vida, com um "C" tímido e um "onet" escrito às pressas. E que dá indício, mais uma vez, de fraude, uma vez que não há identidade entre as duas assinaturas e a assinatura, sabemos, é um atestado decisivo de personalidade de alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...