terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Chico Xavier previu água na Lua? Nem em sonhos!!

ASTRONAUTA ESTADUNIDENSE NO SOLO LUNAR, EM 1969 - Fato influenciou o "sonho profético" de Chico Xavier.

Os "espíritas", tão tolamente, atribuem a Francisco Cândido Xavier qualquer "pioneirismo". De repente, ele "previu" tudo: água e vida humana em Marte, água no solo da Lua, Terceira Guerra Mundial, só faltando dizer que Chico Xavier previu a extinção dos dinossauros. Como o pessoal quer que um caipira de Pedro Leopoldo seja considerado um "cientista".

Esse é o Brasil Anedótico de hoje. Mas o pessoal quer levar a sério essa grande tolice que causa desentendimentos até dentro dos seguidores de Chico Xavier, quando uns querem que ele seja um misto de "profeta" e "cientista" e outros se recusam firmemente a isso, limitando-se a vê-lo como um "filantropo" e um "mensageiro da paz".

No livro Data-Limite Segundo Chico Xavier, o produtor responsável pela Pozati Filmes, Juliano Pozati, que aposta na ideia infantil de transformar o "médium" num suposto cientista, usou uma declaração do seu ídolo no programa Pinga-Fogo, transmitido em 1971 pela TV Tupi de São Paulo, para supor que ele tenha "previsto" a existência de água no solo lunar:

"Nós não podemos também acusar os nossos irmãos que estão se dirigindo à Lua para pesquisas que devem ser consideradas de máxima importância para o nosso progresso futuro, porque as despesas efetuadas com isso serão naturalmente compensadas com, talvez, a tranquilidade para uma sociedade mais pacífica na Terra, porque se não entrarmos, por exemplo, num conflito de proporções imensas, então, na Lua, é possível que o homem construa as cidades de vidro, as cidades-estufas, onde cientistas possam estabelecer pontos de apoio para observação de nossa galáxia. Essas cidades não são sonhos da ciência! Essas cidades, naturalmente, com muito sacrifício da humanidade terrestre, podem ser feitas e, provavelmente, vamos dizer, vai se obter azoto e oxigênio e usinas, vamos dizer, de alumínio, e formações de vidro e matéria plástica da própria Lua para construção destes redutos da ciência terrestre e, provavelmente, a água será fornecida pelo próprio solo lunar".

Juliano Pozati comemorou citando um plano de cientistas de construir estações de pesquisa na Lua em 2006, e outro fator, como a descoberta de vestígios de água numa rocha colhida do solo lunar em 13 de novembro de 2009, para "afirmar" que Chico Xavier "previu a existência de água" no satélite natural vizinho à Terra.

Ora, ora, ora. A possibilidade de haver água na Lua é um tema muito antigo, discutido no século XIX, portanto bem antes de Chico Xavier nascer. Na sua ficção científica, Jules Verne (1828-1905), já descrevia indícios de água no solo lunar, em À Volta da Lua (Autour de la Lune), curiosamente lançado no mesmo ano de falecimento de Allan Kardec, 1869.

E não são meras divagações imaginárias. Para escrever o referido livro, Verne, como todo habilidoso escritor de ficção científica, se baseava em pesquisas científicas difundidas na época. e em determinada passagem, os astronautas que chegaram à Lua por meio de um projetil gigante descobriram que, numa parte do satéliteo oculta à Terra, havia vegetação e água.

Isto indica que o assunto era discutido na época, embora, durante muito tempo, prevaleceu a tese de que não havia vestígios de água ou gelo no solo lunar. E o que muitas pessoas se esquecem é que teses científicas, muitas vezes, são debatidas e analisadas à revelia do público.

Daí o caso da glândula pineal, que os "espíritas" tão tolamente atribuem pioneirismo a Chico Xavier e seu (fictício) amigo "espiritual", André Luiz. Além de autores como o alemão Wolfgang Bargmann, que mal consegue ser conhecido no próprio país, terem se dedicado intensamente ao assunto, na década de 1940, havia pesquisas em andamento até mesmo bem antes dessa época.

Quem é que pode atribuir a Chico Xavier pioneirismo a coisas que aconteciam antes, que eram discutidas até mesmo antes dele nascer? É assim que o "espiritismo" brasileiro valoriza o Conhecimento científico, "roubando" de cientistas renomados, consagrados ou anônimos, façanhas que são divulgadas de forma leviana como "de responsabilidade" do anti-médium?

Os "espíritas" veem a ciência pelos olhos de fora, de quem não entende do assunto e trata as personalidades científicas como se fossem personagens de Walt Disney. Há uma espetacularização da ciência, que age contra a sua própria natureza, e há todo um falatório sobre "busca do Conhecimento" e "valorização do Saber", que não encontra sentido prático algum.

Daí que, com toda certeza, Juliano Pozati está completamente errado nessa sua impressão. O cara é um jovem que não deve conhecer sequer 0,5% das atividades científicas ao longo do tempo. Um cara que não consegue ler com atenção O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, que em muitos pontos simplesmente desmascara Chico Xavier, também não pode compreender o que fazem os cientistas.

Portanto, asseguramos. Chico Xavier NÃO previu água na Lua. Nem em sonhos, nem através da prece. Se os "espíritas" acreditam nessa tese, damos nossos pêsames, porque o assunto já era velho e, quatro décadas antes do "médium" nascer, até Jules Verne escreveu sobre o assunto. Não dá para enfiar Chico Xavier num trem da História que havia partido bem antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...