sábado, 6 de dezembro de 2014

Maurício de Sousa investe em livro "espírita"


Era só o que faltava. Agora o "movimento espírita" investe em um livro que, em tese, está destinado a ensinar a Doutrina Espírita para as crianças, de forma didática e divertida, e que será lançado daqui a uma semana.

Trata-se do livro Turma da Mônica - Meu Pequeno Evangelho, uma parceria de Maurício de Sousa e os "espíritas" Luís Hu Rivas, designer e escritor peruano radicado no Brasil, e Alã Mitchell, administrador baiano.

Rivas já se tornou conhecido pelas "simplificações" de caráter espiritólico da Codificação Espírita. Ou seja, é especialista em diluir as ideias de Allan Kardec de forma bem "mastigadinha" através de livros como Doutrina Espírita para Principiantes e Allan Kardec Para Todos.


O livro, da editora Boa Nova, mostra a história de André, primo de seu Antenor, pai do Cascão, o que diz muito nesse emporcalhamento que se faz das ideias de Allan Kardec no Brasil. André - o nome faz uma alusão a André Luiz - começa a falar com as crianças - Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, entre outros - e vem apresentar "coisas muito bonitas" para os leitores.

Vejam que coisa "linda e maravlhosa", como descreve reportagem do jornal O Globo, do último dia 28 de novembro:

"Em meio à curiosidade das crianças, André apresenta conceitos do evangelho que todos podem usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam. São mensagens de amor, caridade e humildade, contadas de forma divertida com os personagens.

Ensinamentos sobre felicidade, humildade, pureza, paz, misericórdia, amor, perdão etc. são passados um a um, sempre baseados em situações vividas pelos personagens e que são contadas a André".

Claro, isso é religiosismo puro. Doutrina Espírita, aquela lançada originalmente por Allan Kardec, em meio a um debate árduo e uma análise criteriosa de ideias que é bom nada. Mas há "mensagens de amor" que servem de água com açúcar para os filhos das famílias que professam o dito "espiritismo" brasileiro.

A obra tem até a Turma do Penadinho, até para falar sobre a vida no além. Todavia, eles nem estão aí para reclamar fidelidade a Allan Kardec, mas apenas a ilustrar uma doutrina "espírita" que é responsável por fraudes, deturpações e pregações moralistas.

Maurício de Sousa é um dos maiores desenhistas do Brasil, além de ser roteirista, produtor e empresário. De fato, a Turma da Mônica tem suas virtudes de entretenimento e boas risadas. No entanto, ideologicamente falando, Maurício de Sousa possui inclinações bastante conservadoras, e aqui isso não é exceção.

Maurício, em suas obras, prega desde o fanatismo esportivo à afirmação dos valores dominantes da grande mídia. Mesmo suas ideias sobre família são de um conservadorismo explícito, em que valores como a obediência incondicional à hierarquia são levados em conta.

Por isso, o livro "espírita" reafirmará essa linha conservadora, além de ser mais um produto para fortalecer o marketing do combalido "movimento espírita", que agora lança mão de apelações e sensacionalismos para se manter em pé, diante de sua decadência evidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...