domingo, 26 de abril de 2015

"Espiritismo" e a exploração sádica das tragédias precoces


O "espiritismo", muitas vezes, comete prejuízos sem saber, fazendo seu julgamento indiferente com as tristezas alheias, vendo apenas o lado da vida espiritual, esse mundo enigmático que nem os "espíritas" mais apaixonados conseguem entender, por mais que digam o contrário.

Nota-se, no caso das tragédias prematuras, um certo sadismo e um sentimento de volúpia que parte dos "espíritas", que transformam os belos e jovens mortos em totens, mal conseguindo disfarçar um prazer subliminar de vê-los morrerem cedo.

Isso porque a ideia de vida espiritual torna-se corrompida e a ansiedade dos "espíritas" torna-se um hábito de ver as pessoas evoluídas fora da Terra, como se estivessem com pressa de irem para o "céu". Mas isso torna-se uma grande falta de respeito e uma ofensa às famílias que perderam seus entes queridos.

Isso porque os jovens mortos eram pessoas com projetos de vida, com muitos sonhos e planos, com muitas ideias e atividades já planejadas, e que o infortúnio da tragédia repentina interrompeu a caminhada. Os "espíritas", sádicos, acham tudo isso ótimo, porque a "verdadeira vida existe", daqui a cem anos os jovens podem realizar todos os seus planos.

Não, de jeito nenhum. O que os jovens mortos planejaram para suas encarnações interrompidas se perdeu para sempre. Daqui a, pelo menos, 25 anos, se caso reencarnarem em um prazo menor, eles terão que reformular tudo, porque duas décadas representam mudanças profundas em muitas coisas.

Isso a insensibilidade dos sádicos "espíritas" e seu materialismo doentio não sabe. Porque, para eles, um projeto de vida não se consiste meramente em conseguir emprego, formar família ou ajudar alguém. Não é uma questão de ganhar dinheiro e distribuir grana ou bens aos outros, mas a criar atividades diferenciadas que podem valer hoje, mas poderão não valer no futuro.

Imagine uma pessoa que sai de uma cidade para viajar para um outro lugar. De repente, ocorre um furacão e a cidade que a pessoa deixou ficou arrasada. A pessoa volta e vê quase tudo destruído, e muito trabalho haverá que ser feito para reconstrução. Não será a mesma coisa que antes.

Para os "espíritas" que, salvo exceções, agem como no ditado "pimenta nos olhos dos outros é refresco", isso não importa. Ou eles não sabem o que é viver numa sociedade diversificada e complexa, ou eles simplesmente sabem e repudiam.

Imagine uma garota de 21 anos, culta, inteligente e sofisticada que ensaiava no grupo teatral da faculdade, com peças de Oduvaldo Vianna Filho, cheia de planos e projetos nesse sentido, e de repente morre num acidente de carro num fim de semana.

Suponhamos que ela reencarna cinco anos depois e, chegando novamente aos 21 anos 26 anos após o fim de sua encarnação anterior e, além de ter dificuldades para entrar na faculdade, encontra um cenário educacional devastador e seu grupo teatral, quase inoperante, quando muito aposta em franquias de desenho animado infantil dos EUA.

Ela tenta animar seus colegas a fazer os projetos que ela tinha na encarnação anterior e que foram guardados no seu inconsciente. Sem ter consciência do que foi o passado, se familiarizou, sem perceber por que, com a trajetória de Vianinha. Mas é avisada por um colega que ninguém se interessa em encenar peças desse autor, elas não trazem público.

Nossos "espíritas" não leem Vianinha, não leem Nelson Rodrigues, não sabem a diferença entre Teatro Brasileiro de Comédia e Teatro de Arena, não sabem as nuances e matizes que tem a vida material. Eles só leem Emmanuel, "André Luiz" e um falso Humberto de Campos que só mostram apelos igrejistas que enjoam e enojam qualquer um com o mínimo de neurônios funcionando.

Para eles, parecem que as encarnações são iguais, tanto faz uma pessoa brilhante morrer cedo ou morrer no auge de sua missão (como José Wilker), deixando muita coisa por fazer, "Não faz hoje, faz daqui a cem anos", dizem os "espíritas", acreditando que o que importa é uma vida espiritual a qual nem eles conseguem ter uma ideia precisa e verdadeira do que é.

Daí o seu sadismo diante das tragédias prematuras, de pessoas que perderam para sempre seus projetos de vida e terão que recomeçar tudo do zero. Isso é muito ruim e interrompe missões importantes de progresso social.

Mas os "espíritas" ignoram isso e, para eles, o que importa é que os jovens falecidos viraram "anjos do céu" e poderão retornar depois para sua missão de "ajudar o próximo". Só que eles mal sabem que os jovens mortos terão que recomeçar tudo, rever seus conceitos e métodos, fazer até trabalhos completamente diferentes, porque nada mais será a mesma coisa do que na encarnação interrompida.

E tudo isso faz com que os "espíritas" acabem, mesmo sem saber, sentindo prazer pela tragédia alheia, explorando-a de forma sensacionalista e ignorando os sofrimentos profundos que seus familiares sentem, sofrem, e gostariam de sentir e sofrer na privacidade de seus lares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...