domingo, 25 de janeiro de 2015

Seguindo Chico Xavier, Divaldo Franco encerra parceria com Joana de Angelis


Seguindo o exemplo dado por Chico Xavier há cerca de 15 anos, o anti-médium baiano Divaldo Franco anunciou sua aposentadoria "mediúnica", anunciando o fim da parceria com a mentora Joana de Angelis, que segundo Divaldo irá "reencarnar" neste ano que se começa.

De acordo com sua declaração, Joana se tornará uma "missionária", a exemplo do que Chico falou de Emmanuel, que reencarnaria em 2000 numa cidade do interior de São Paulo para se tornar um "educador" e se transformar num grande líder de "recondução moral" dos brasileiros para a construção do tal "reino de luz" prometido para o país considerado "coração do mundo".

É muito conto de fadas para uma realidade só, embora, sabemos, Chico Xavier, em suas supostas "profecias", na verdade interpretações de sonhos comuns, desses que temos enquanto dormimos, tenha reservado para a desenvolvida Europa, para os prósperos porém imperfeitos EUA e para a problemática porém esforçada Ásia a "destruição" por conta de cataclismas e terrorismos.

Nesse cenário, o Brasil se transformaria num "reino de amor" a comandar a "comunidade das nações", aglutinando as mais diversas correntes culturais, científicas, artísticas, políticas e religiosas em torno de uma "crença comum", a "doutrina espírita" tal como é feita no Brasil e codificada não por Kardec, mas por Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Emmanuel, Divaldo e companhia.

Ligando a tecla SAP: o que Chico anunciou desde 1969 foi a instauração de um novo império político-religioso, de cunho tecno-teocrático, no qual o Catolicismo apostólico romano seria revisto e atualizado com base na parcial assimilação de conceitos espíritas como reencarnação e vida espiritual, enquanto politicamente um novo Império Romano é previsto em solo brasileiro.

A ideia totalitária é corroborada por Divaldo Franco e Joana de Angelis, a soror que não aguentava ver gente triste e talvez, quando reencarnar, tenha que sofrer a provação de levar tapa de babás furiosas toda vez que cair numa crise de choro. Sofrimento é bom quando é com os outros, mas consigo mesmo é ruim.

Do contrário de Emmanuel, que sabemos, por suas obras e temperamento, ter sido o padre jesuíta Manuel da Nóbrega, Joana de Angelis não teria sido Joana Angélica, a corajosa baiana que morreu tentando salvar o Convento da Lapa, em Salvador.

Isso porque não há indícios nem justificativas que apontem qualquer semelhança de personalidade entre Joana Angélica e Joana de Angelis, já que a primeira teria sido de ideias mais modernas e temperamento enérgico mas tolerante, enquanto a mentora de Divaldo nunca passou de uma moralista de palavras dóceis mas de uma índole temperamental e autoritária.

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA "APOSENTADORIA"

Há também um outro motivo, observado também no caso de Emmanuel, sobre essa aparente aposentadoria. Primeiro, porque, tanto na época de Chico Xavier quanto na de Divaldo, a velhice do anti-médium é um dos motivos para que se encerrem as parcerias espirituais.

Segundo, porque o anúncio da suposta reencarnação de seus mentores é uma manobra para evitar que seus nomes fossem usados por outros supostos médiuns para produção de novas mensagens. Dessa forma, a tese da reencarnação, combinada em consenso pelas cúpulas "espíritas", era uma forma de assegurar que Emmanuel e Joana não teriam "novos trabalhos" publicados por outrem.

Dessa forma, os interesses financeiros e essa manobra insólita de direitos autorais - não se pode mais evocar um falecido porque ele "já voltou à vida" - tornam-se exclusividade da FEB e dos editores que herdam o legado de Joana, como de Emmanuel, por isso ninguém poderá mais lançar novos livros atribuídos a tais espíritos para não obter lucros em cima deles.

Esse, aliás, é um motivo bem mais forte do que a idade avançada dos anti-médiuns, porque dessa maneira ninguém mais estaria autorizado a usar e faturar em cima dos nomes de Emmanuel e Joana de Angelis, sob a alegação de que eles "já voltaram ao mundo dos vivos" e, por isso, "não teriam condições" para mandar novas mensagens espirituais. Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...