terça-feira, 27 de janeiro de 2015

"Espiritismo" brasileiro "amaldiçoou" José Wilker e irmã de Chorão do Charlie Brown Jr.?

ATOR JOSÉ WILKER E TÂNIA ABRÃO, IRMÃ DO MÚSICO CHORÃO, DO CHARLIE BROWN JR., MORRERAM DEPOIS DE RECORRER A "CENTROS ESPÍRITAS".

O "espiritismo" brasileiro amaldiçoa? Provavelmente, sim. Afinal, ele é uma deturpação descontrolada da doutrina de Allan Kardec e, com suas fraudes, mentiras, enxertos e adulterações cometidos ao longo de mais de cem anos, ele se transformou numa seita muito distante de sua tão alardeada imagem de "doutrina de amor e luz".

Recentemente, no último sábado, faleceu, com apenas, com apenas 55 anos de idade, Tânia Abrão, irmã mais velha do músico Chorão, líder e fundador da banda de rock Charlie Brown Jr., um dos ícones do rock dos anos 90. Ela teria sofrido dois acidentes vasculares cerebrais e não resistiu a seus efeitos. Tânia estava deprimida com o falecimento do irmão, ocorrido em 2013, e decidiu entrar num "centro espírita" na esperança de receber mensagens do irmão.

Numa pesquisa na Internet, também verificamos que o ator José Wilker, que faleceu em abril do ano passado de infarto fulminante, havia consultado um "centro espírita" para tentar uma cirurgia espiritual para corrigir um glaucoma. Detalhe: José Wilker era ateu.

Há casos de muitas pessoas que perdem filhos, amigos, cônjuges, e estavam envolvidas com o "espiritismo" brasileiro. Que tragédias podem ocorrer com qualquer um, isso é verdade, mas o "espiritismo" brasileiro trata as tragédias humanas com uma certa morbidez, sob a desculpa de que a vida espiritual existe e, por isso, a vida terrena nada significa.

Só que a vida terrena tudo significa e as pessoas que possuem um diferencial de personalidade, como no caso de Wilker - cheio de planos aos 69 anos de idade - são as que mais tendem a morrer cedo, contrariando as previsões um tanto hipócritas de líderes e astros "espíritas" de que as grandes personalidades viverão longamente para cumprir sua missão de esclarecimento da humanidade.

Perguntamos aos "espíritas"? Que esclarecimento da humanidade teremos? Mera desculpa para moralismos religiosos? O que se nota no "espiritismo" brasileiro é que o máximo de intelectual e científico que ele aprecia é um engodo de delírios pseudo-científicos oriundos de uma compreensão deficitária do conhecimento científico e mesclados a um misticismo ocultista mais rasteiro.

O Brasil mergulha num quadro de imbecilização cultural, corrupção política, prepotência tecnocrática e desordem social. Grandes cientistas, artistas e intelectuais têm pouco dinheiro e sofrem baixa visibilidade, como é que eles irão comandar a nação prometida para ser o tal "coração do mundo" do futuro? Financiados pela "luz" e pelas "fontes fecundas de amor"?

Faz sentido a hipocrisia do "espiritismo" brasileiro, dos desmandos da FEB, das astúcias e erros irresponsáveis de Chico Xavier e Divaldo Franco. Faz sentido a doutrina que herdou muitas caraterísticas do Catolicismo medieval português, que faz apologia ao sofrimento e justifica as tragédias humanas pela leviana acusação de que todos teríamos sido tiranos romanos um dia.

Para uma religião que chega a dizer que homicídios são "males menores" porque expressam processos de "reajustes espirituais" - desculpas que se equiparam à "defesa de honra" do machismo, "limpeza étnica" do racismo e ao "combate à subversão" das ditaduras - , procede esse mau agouro do "espiritismo à brasileira", ocorrido à sombra de suas "palavras de amor".

Daí os progressos travados e um confuso misticismo que, em tese, evoca as melhores energias e os maiores progressos de ordem espiritual, mesmo aplicadas à vida material, mas que não conseguem sequer oferecer respostas aos problemas vividos no país, antes criando condições para piorá-los de vez e ceifar as vidas de mentes brilhantes ou pessoas sofridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...