sábado, 10 de janeiro de 2015

Suposto médium afirma "conversar" com espírito da atriz Leila Lopes


A bagunça com que se tornou a mediunidade no Brasil faz com que os supostos médiuns se tornem anti-médiuns, que se tornam o centro das atenções mesmo quando divulgam mensagens atribuídas ao "povo do além".

Mais uma vez o "médium das celebridades", Jardel Gonçalves, declara em entrevista que "conversa" com a atriz Leila Lopes, falecida em 2009 após ingerir veneno de rato, tendo divulgado uma suposta mensagem espiritual da atriz, texto que expressa um claro panfletarismo religioso muito comum nas mensagens ditas mediúnicas.

Aparentemente, há "boas intenções" no contato dito mediúnico e que Jardel - que não parece estar vinculado a uma instituição declaradamente "espírita", atuando como "médium independente" - não haveria recebido contato dos familiares da atriz. Jardel alega que Leila "sente saudades" do papel que ela interpretou na novela O Rei do Gado, atualmente reprisado no Canal Viva. Mershandising?

Uma declaração de Jardel sugere que ele, como todo anti-médium - e isso inclui Chico Xavier e Divaldo Franco, só para citar os "conceituados" - , recebe informações daqueles que o consultam. "Conheço amigos que foram muito íntimos a ela. Eles me ligam para saber como ela está e vêm consultar comigo para receber recados dela. Os amigos são artistas, jornalistas e pessoas que trabalharam com ela. Não posso por ética passar os nomes, porque envolve até diretor de novela que já trabalhou com a Leila", diz.

CONTRADIÇÕES COM O "ESPIRITISMO" DA FEB

Jardel afirma que Leila Lopes é "espírito de luz muito evoluído". Em se tratando de uma mulher que teria cometido suicídio - rumores indicavam que ela sofria de depressão - , o "movimento espírita" não compartilha dessa visão.

Consta-se que a doutrina da FEB considera um suicídio um "crime covarde", pior do que o homicídio - que, segundo o "movimento espírita", é um ato de "cumprimento de reajustes espirituais" - , e por isso não consideraria Leila Lopes um "espírito de luz".

Quanto ao suposto contato, que mais parece pegar carona na reprise de O Rei do Gado, Jardel evocou um aspecto supérfluo e um tanto inócuo para o contexto da vida espiritual, atribuindo a Leila Lopes uma "saudade" do papel que ela fez na novela, em 1996, que foi a professora Suzane.

VIVOS PODEM ENTRAR EM CONTATO COM MORTOS? CLARO, MAS NÃO DA FORMA QUE SE FAZ NO BRASIL

Pode alguém encarnado entrar em contato e até conviver diariamente com alguém já falecido? Sim, claro. A lei da atração e, nos casos mais evoluídos, os princípios de afinidade espiritual e relações de amizade e amor podem fazer com que vivos e mortos convivam juntos, como se todos estivessem vivos lado a lado, da maneira mais natural e normal possível.

O problema é que isso não ocorre da maneira que, a partir do "espiritismo" brasileiro e apoiada por "espiritualistas independentes", ocorre no Brasil, em que o espírito do além se reduz a um garoto de recados do além, quase um office-boy do além-túmulo, que se manifesta como propagandista religioso.

O que se observa, de Jardel Gonçalves, é que as mensagens ditas mediúnicas apresentam sempre o mesmo padrão solene, com uma linguagem formal demais para o contexto de cada falecido, e um apelo religioso que destoa da realidade em que cada falecido viveu, pois, mesmo quando tal pessoa tenha tido sua religiosidade, ela não se torna necessariamente um traço primordial no além-túmulo.

Comparamos três mensagens, atribuídas ao projeto "Mensagens de Luz", atribuídas à atriz Leila Lopes, ao músico Rafael Mascarenhas (falecido filho de Cissa Guimarães) e de Alexandre Magno Abraão, o Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr., e nota-se que as mensagens apresentam sempre um mesmo padrão textual, com fortes semelhanças entre uma e outra e sem revelar aspectos pessoais dos supostos autores.

Note-se, sobretudo, que os textos atribuídos a Rafael Mascarenhas e Chorão são demasiado formais para o contexto das vidas que tiveram. E que o suposto Rafael, estranhamente, chamou a mãe pelo vocativo de "senhora", algo improvável para um jovem como ele e para um tipo de família desenvolvido por Cissa Guimarães, que cresceu sob o signo do "desbunde" pós-tropicalista e do pós-modernismo da geração 80.

MENSAGEM ATRIBUÍDA A LEILA LOPES:

"Querida família que a benção de Deus os envolva. Este é um grande momento para as recordações. Despedir de vocês não foi fácil, três dias antes tive um sonho, vagos presentimentos, já era tempo de partir. A minha passagem veio num sono silencioso, depois fui para o hospital espiritual, tornei-me auxiliar na colônia divina servindo ao próximo. Hoje estou no campo de atividades curativas que podemos receber. Ao meu irmão Kleber e companheiro, através dos mentores, venho em sonho para te dar luz, amenizar a dor e pedir que cuide bem da saúde, não se desgaste tanto não sofra, Deus vela e te guarda nas tardes e noites de cada amanhecer. Sempre estivemos juntos nas horas boas e difíceis com coragem. Ore e viva com Jesus na intimidade do seu coração e nas suas atitudes. Deixei uma lembrança através daquela canção e assim entendeste que era preciso abrandar a dor e deixar a vida seguir. Seja forte em sua caminhada. No coração que lhe pertence, com um afetuoso abraço em seus passos, a alegria de viver sempre será o companheiro reconhecido. Ao meu amor (marido Gian Batista) tudo o que fizeste por mim está guardado entre canções, risos e preces. Seja sorridente, o sorriso é a luz que ilumina minha alma e caminhando dentro da luz cuidará da nossa família. O segredo da minha vida só você sabe tenha te deixado cedo, lembro os dias que se foram. Caminho, aceito e compreendo a minha própria renovação com alegria. Encontro  a família unida e agradeço pelos pensamentos em prece. Isso deu ao meu espírito um entendimento maior. Sinto a paz interior que os envolve quando se recorda do nosso convívio. Sou feliz por ter realizado diversos sonhos durante minha passagem na Terra; de ter ajudado muitas pessoas. Aqui na vida espiritual, os assuntos da confiança no poder divino são mais vivos e mediatos ao coração. Agradeço por todas as preces que seu carinho me envia, são como flores que você me endereçou. Não há separação entre os que se amam. Fiquem com a paz do senhor!"

MENSAGEM ATRIBUÍDA A RAFAEL MASCARENHAS:

"Mãe, Deus vela e te guarda! Querida mamãe, meus queridos irmãos, devo lembrar a paternidade divina e pedir a Deus que os abençoe. O tempo se desdobra e o amor sempre evidencia a necessidade de pararmos por alguns momentos para os assuntos do coração. Este é um grande momento de nossas recordações. Reconheço o carinho da mamãe que se dedica ao trabalho lembrando a presença do filho que cresceu em seus braços. Estou na colônia divina cheio de luz. Fiquei hospitalizado a princípio para o tratamento de minhas faculdades espirituais. Ouvia as notas de oração de pessoas amigas até que o sono me favoreceu. Passei pelo hospital espiritual, quando me vi entre enfermeiros. Um anjo guardião me afagava. Celebramos aqui um nascimento novo, desde de os primeiros dias do mês que vamos terminando no calendário terrestre.

Mamãe, há mais uma nova etapa a ser cumprida, a caminhada está se iniciando e diante do universo a ser atendido de novas propostas, de trabalhos em suas mãos. Segue sempre cumprindo sua missão. A senhora e o papai sabem que eu amava o dever cumprido. Estou muito bem, cuide de sua saúde, sei que me ensinaram a caminhar nos caminhos de minha vida, nos processos de minha juventude, de cada instante vivido. Peço a Deus para que nossas lágrimas agora se façam preces de alegria pelo reconforto e emoção do nosso reencontro.

 As luzes emanam sobre nós, irradiam fé e o amor quando a dor assola o coração. A canção é tudo em minha vida, sou alegre e passo nas linhas serenas entre canções e preces. A oração foi o caminho de luz que me reuniu a todos por pensamentos. Esta é a certeza de que o carinho e a dedicação me envolveram tanto quanto me envolvem ainda hoje no grande entendimento.

 Orientado pelos mentores, vim aos sonhos numa sublime passagem ao seu lado mamãe, que é só ternura em nossa benção. A luz espiritual está repleta não só em mim, mas ao seu redor pelas estrelas que constelam o céu. Mamãe não se encontra só, muito trabalho te espera pela frente e estarás tranquila para auxiliar o próximo. Lembranças com um sorriso, com meu abraço caloroso em nossa vida cheia de lutas e alegrias. Mãe, Deus vela e te guarda. Descansa nas orações de tua proteção em teu manto de luz!"

MENSAGEM ATRIBUÍDA A CHORÃO:

"Este é um grande momento de nossas recordações, abra as asas como os pássaros que não param e não se fadigam. Posso vê-la mais nitidamente agora do que antes. Celebramos aqui um nascimento novo, a canção é tudo em minha vida. Caminhando dentro da luz continuarei cuidando de nossa família, sei que não haverá separação entre os que se amam. Hoje estou no melhor campo de atividades curativas que poderíamos receber. Transmito ao seu redor uma radiação cósmica, tudo o que fez por mim está guardado entre canções e preces. Orientarei em sonhos para que possa vencer as barreiras. Aos meus irmãos e àqueles que cuidam dos meus entes queridos, meu abraço caloroso em nossa vida de luta e alegria!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...