sábado, 22 de fevereiro de 2014

Reencarnação de animais ainda é um mistério


Animais reencarnam? Já fomos bichos um dia? Um ser humano pode reencarnar como um animal? Embora tenhamos algumas certezas a respeito, pelo menos no fato de que seres humanos não podem reencarnar como animais irracionais, a questão que envolve espiritualidade e mundo animal é ainda um grande enigma.

Infelizmente, desde os primeiros delírios de Jean-Baptiste Roustaing no livro Os Quatro Evangelhos, obra francesa que inspirou as diretrizes do "espiritismo" brasileiro, que tentou afirmar que os humanos poderiam reencarnar como animais, o Espiritolicismo sempre tentou dar um palpite naquilo que nada temos, sequer em hipóteses prováveis.

Tudo é mistério. Não sabemos sequer como funciona exatamente a inteligência dos animais. Se mesmo o cérebro humano guarda mistérios profundos, quanto mais a questão dos animais. O que existe são apenas teses de cunho biológico e psicológico que foram cientificamente comprovadas, como a emotividade de animais e seus instintos de atenção e cautela.

Allan Kardec apenas se limitou a dizer que os animais reencarnam imediatamente. Mas ele mesmo sabia que ainda tinha muita coisa a pesquisar, e mesmo as teses de Charles Darwin só viriam à luz muito depois e, mesmo assim, com muitos pontos ainda discutíveis.

No entanto, o resto ainda é um mistério. Aliás, pouco sabemos do que pensam os animais. A ciência ainda encontra uma série de questões delicadas. Os espiritólicos é que, pedantes, tentam dar como certo o incerto e tentam dar palpite naquilo que não sabem direito.

Por isso, o que podemos dizer é que o mundo animal ainda é desconhecido. Até que ponto animais podem pensar ou se comunicar, é algo que necessitaria de séculos de análises, testes e hipóteses. A cîência é muito mais complexa do que imaginam os "sabichões" do "espiritismo" brasileiro. Muito, muito mais complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...