terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

"Espiritismo" funciona mais ou menos como um hospício ou escola ruim


O Espiritolicismo, o dito "espiritismo" feito no Brasil pela FEB e similares, funciona mais ou menos como um hospício ou uma escola ruim. Destinado a tratar dos desgraçados, acaba se tornando refém deles, na medida em que há invigilância e pouco preparo para enfrentar tensões.

Desde 1884, quando foi fundada a Federação "Espírita" Brasileira, a falta de vigilância se institucionalizou nas hordas "espíritas", o que permitiu que as energias negativas, que seus adeptos juram serem permanentemente banidas de sua doutrina, permaneçam e se fortaleçam.

A mediunidade duvidosa, os enxertos dogmáticos de valor discutível, a influência do Catolicismo medieval, o moralismo exagerado, o conservadorismo por vezes reacionário, tudo isso transforma o "espiritismo" tal como a FEB o traçou num processo mais frágil do que se imagina.

Como num hospício, em que médicos, doutores e chefes não possuem preparo suficiente para controlar os impulsos dos subordinados, a invigilância "espírita" faz com que os espíritos endurecidos encarnados e desencarnados se tornem prepotentes e lancem más influências que acabam dominando a doutrina.

Como nos hospícios, os subordinados se tornam tiranos, a exemplo também de muitas escolas públicas localizadas em subúrbios dominados pela criminalidade, em que professores e diretores se tornam reféns de alunos ou mesmo invasores que são ligados a grupos criminosos.

O "espiritismo" brasileiro torna-se refém de espíritos endurecidos, incluindo antigos escravos, antigos jesuítas ou mesmo espíritos "de cá e de lá" que, sob o pretexto de obterem tratamento e assistência, acabam adquirindo prepotência e privilégios.

É por isso que o "espiritismo" brasileiro decaiu e o que se nota é que seus adeptos, mesmo que se digam "envoltos numa aura de amor e paz", são os que mais reagem com ódio quando ídolos seus, como Chico Xavier, são criticados.

Daí que o "espiritismo" se distanciou de Allan Kardec até mesmo nos avisos que o professor francês havia feito de que é preciso, acima de tudo, vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...