sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Espiritolicismo: uma Cientologia "caipira"?


O "espiritismo" brasileiro tem muito a ver com a Cientologia, embora ambas sejam doutrinas diferentes e independentes entre si. Isso porque as duas compartilham de muitos conceitos, métodos e pretensões, principalmente na intenção de camuflar um misticismo moralista e austero com simulacros de racionalidade científica.

Em um momento ou em outro, as duas doutrinas se encontram. Principalmente quando é para fazer propaganda de palestras ou eventos mostrando ilustrações com a galáxia no fundo, planetinhas, cabecinhas e corpos humanos sugerindo seminários "racionais" com abordagens "científicas" dos temas propostos.

É evidente que a Cientologia é ainda menos sutil que o "espiritismo" brasileiro, vide vários documentários que denunciam os abusos e crueldades nos bastidores da seita, fundada pelo antigo físico Lafayette Ronald Hubbard, conhecido como L. Ron Hubbard (1911-1986).

A Cientologia foi criada em 1952, em Nova Jersey (EUA), mesmo ano em que Divaldo Pereira Franco inicia suas atividades no Espiritolicismo, com a criação da Mansão do Caminho, na Cidade Baixa em Salvador.

Ambas as doutrinas acreditam na reencarnação, dentro de seus respectivos dogmas místicos. Ambas enfatizam fenômenos sobrenaturais. Em tese, diferem no fato da Cientologia cobrar taxas exorbitantes e o "espiritismo" brasileiro, não. Mas já existem casos dos ditos centros espíritas que mantém até carnês para associados darem suas "doações" mensalmente.

A própria Cientologia se define como "conhecimento no sentido pleno da palavra", algo que o "nosso espiritismo" também faz, principalmente nos seminários que falam de "autoconhecimento", que arrecadam muito dinheiro destinado supostamente a fins "filantrópicos".

O Espiritolicismo só não é tão sofisticado nas instalações nem na roupagem de seita que a Cientologia apresenta, com suas construções peculiares, com seus métodos e suas organizações rigidamente estruturadas. Neste sentido, o "espiritismo" brasileiro parece mais "modesto", uma Cientologia "caipira".

Um dado a destacar é que uma dissidência do Espiritolicismo, adotada por Waldo Vieira, ex-parceiro de Chico Xavier na produção de livros da FEB, é a que mais se aproxima da Cientologia, embora se autoproclame uma "ciência" que "estuda" a consciência conforme diversas abordagens "científicas" nas "mais diversas áreas do conhecimento".

Fica para outra oportunidade analisar as semelhanças e diferenças da Conscienciologia e Cientologia, mas adiantamos que, embora a Conscienciologia pretenda ser "mais científica" que a doutrina de Ron Hubbard, ela deixa transparecer a perspectiva mística em torno da suposta abordagem científica e filosófica da doutrina de Waldo.

Sabe-se que a Cientologia tem como principais adeptos Tom Cruise, John Travolta e Jennifer Lopez. No Espiritolicismo, as celebridades brasileiras que se destacam são a atriz Ana Rosa, o ator Carlos Vereza, a dançarina Scheila Carvalho, entre outros.

As estranhezas em torno da Cientologia já estão sendo desvendadas, embora seus adeptos tentem usar até a Justiça para evitar o êxito de seus críticos e lesados. Já o Espiritolicismo, se não tem a estrutura engenhosa da Cientologia, pelo menos mantém a sutileza de mascarar seus defeitos e irregularidades e, infelizmente, ainda atrai muitos adeptos com seu moralismo místico e pseudo-cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...