terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O mundo espiritual é um mistério para os olhos da Terra

PARECE COMERCIAL DE SABÃO EM PÓ, MAS É CENA DO FILME NOSSO LAR - Pessoas vestindo pijamas branquinhos, de tão limpinhos...

Mais um palpite vindo das mentes pedantes dos líderes do "espiritismo" brasileiro. Eles tentam definir o mundo espiritual como um campo florido, ou, às vezes, com um chão de nuvens, com pessoas que andam feito pessoas teleguiadas, mas portam boa aparência e vestem pijamas limpinhos de tão brancos.

Parece comercial de sabão em pó. Pessoas se reúnem, com roupas brancas, com uma paisagem de natureza e um céu azul, recebendo um infeliz que veste também um pijama branco, com um ar paternal e gentil.

Na novela A Viagem, exibida na Rede Globo há 20 anos - e que o canal Viva desistiu de reprisar - , o "mundo espiritual" era um grande gramado que mais parece um campo de golfe, onde havia até crianças (?!) brincando de roda, enquanto também tinha gente com seus pijamas branquinhos.

Mas o filme Nosso Lar, que, tal qual o livro que o inspirou, o "espiritismo" brasileiro anuncia como "retrato verídico da vida espiritual de um sofredor", no caso o fictício André Luiz, há a imagem mais típica da "idealização" dos espiritólicos do mundo espiritual.

Nele há todo um aspecto de ficção científica dos anos 1940, já que Nosso Lar é uma obra de 1944: concha acústica onde se realizava um concerto de música clássica, colônias espirituais com arquitetura moderna da época, e até mesmo um ônibus, chamado "Aeróbus", que parecia muito com os trolebus de então.

Só que o mundo espiritual ainda é um grande mistério, não porque nos é realmente desconhecido, mas é porque ele se oculta nas limitadas percepções de nossa vida material. E não adianta dar palpites se a ciência não obteve os avanços necessários para sabermos o mundo espiritual pelos olhos terrenos.

O que podemos inferir é que o mundo espiritual é apenas uma extensão de nossa consciência. Mas, mesmo assim, isso se torna tão vago quanto um sonho que temos quando dormimos, que é um contato momentâneo com o mundo espiritual.

Todavia, não existem essas coisas de um céu com pessoas de pijamas, ou de cavernas trevosas com zumbis se arrastando pelo chão. O mundo espiritual ainda é um enigma, que a tecnologia da TCI (Trans-Comunicação Instrumental) só está começando a desvendar, e mesmo assim com alguns espiritólicos atrapalhando os estudos e a divulgação dessa novidade.

Por isso, prefere-se definir o incerto como algo que não está comprovado. Nada de palpites surreais, nada de imaginações férteis supondo coisas magníficas. Se querem fazer ficção científica, estejam à vontade, podem fazer o que imaginarem, mas definir seus delírios como "retratos fiéis" do mundo espiritual não pode. Até porque futuras descobertas podem decepcioná-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...