sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Canuto Abreu havia lançado edição que Allan Kardec quis reformular


O jornalista roustanguista Canuto Abreu, um dos homens da FEB,  havia lançado em 1957, pela Editora Ismael - nome do sinistro espírito que seria, segundo os espiritólicos, o "mentor do Brasil" - , a primeira edição do Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, evidentemente com uma tradução mais próxima da domesticação espiritólica dos textos do pedagogo francês.

A capa, bem ao estilo das ficções científicas da década de 1950, ilustra uma nuvem - alegoria para o mundo espiritual, que lança um raio sobre a Terra, passando primeiro pela França e depois atingindo o Brasil, dando a crer da suposta predestinação do país sul-americano para a "espiritualidade", anunciada pelo livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.

Em tese, a publicação é comemorativa dos 100 anos da edição original do Livro dos Espíritos, que continha 501 questões. A publicação brasileira é bilingue, incluindo também o texto original em francês. Mas a edição do livro consiste em um problema.

Esse problema é que a edição havia sido posteriormente descartada por Allan Kardec que, com seu faro de pesquisador e debatedor, havia analisado o conteúdo da obra, além de ter entrado em contato com diversas pessoas interessadas. Acolhendo sugestões e críticas, Kardec reformulou a obra, duplicando o número de questões para a edição definitiva do Livro dos Espíritos, de 1860.

Nada contra o lançamento no Brasil da primeira edição, mas diante da vulnerabilidade dos adeptos do "espiritismo" brasileiro, que a tudo aceitam sem criticar, é muito perigoso lançar um livro desses. As pessoas, agindo numa fé cega e submissa mas que julgam ser "raciocinada", poderiam ficar ainda mais confusas ao lerem o primeiro livro.

Com isso, essas pessoas não terão ideia do porquê de Kardec ter reformulado a obra - numa controversa quantidade de 1018 ou 1019 questões, devido a alterações editoriais - e talvez por ingenuidade tendam a preferir uma ou outra edição, não pela relevância dos textos, mas por alguma opção pessoal mais pueril.

Junte-se a isso o fato de que, nas mãos de Canuto Abreu, a primeira edição do Livro dos Espíritos caiu em mãos erradas, pois se trata de um jornalista comprometido com as deturpações propositais da Doutrina Espírita.

Portanto, a publicação, na época, não valeu, e simplesmente não foi uma homenagem digna aos cem anos de sua edição, até porque foi simplesmente movida pela "paixão" e pela simples bajulação ao prestígio de Allan Kardec, sem considerar os critérios de análise necessários para lançar a primeira edição com a devida prudência de advertir quem queira conhecer o Espiritismo.

Com isso, a publicação foi tão somente uma "curiosidade", e do jeito que foi lançada, no fervor do Espiritolicismo e da popularidade de Chico Xavier, foi uma iniciativa muito arriscada que poderia deixar os iniciantes espíritas ainda mais confusos, como se já não bastassem as confusões próprias trazidas pelo "espiritismo" brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...