domingo, 1 de dezembro de 2013

Paulo Freire fez mais caridade que Chico Xavier


Os espiritólicos não esperavam essa. Mas a verdade é que, numa comparação usando como exemplo um intelectual como o educador Paulo Freire, o médium Chico Xavier perde feio quando o assunto é ajudar a sociedade.

Vamos admitir, deixando de lado o orgulho místico da adoração chiquista. Chico Xavier até cometeu bondades, mas elas estavam longe de serem de caráter transformador na sociedade em que vivemos. Ele se limitava apenas a consolar pessoas que já sofriam, suas mensagens mais pareciam águas com açúcar, calmantes confortáveis para almas em pleno sofrimento.

Se verificarmos que, nesse confuso "espiritismo à brasileira", a mediunidade é feita sem critério nem avaliação e que nem todas as mensagens espirituais são realmente dos presumidos espíritos ou, não obstante, em certos casos nem houve mediunidade - como no risível Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho - , então o valor da caridade de Xavier diminui mais ainda.

Paulo Freire, por sua vez, pensou num método educacional para populações pobres, adultas e analfabetas. Esse método, o Método Paulo Freire, consiste nos educadores pesquisarem a realidade de cada comunidade e, a partir daí, cria um método de alfabetização baseado no cotidiano vivido em cada população local.

Esse método não só ensinava a falar melhor e a ler e escrever, através da combinação de sílabas e fonemas, como ensinava os alunos a pensar, a refletir sobre sua realidade vivida. Com as palavras aprendidas, os alunos eram estimulados a formar frases e combinar fonemas, enriquecendo seu vocabulário e aprimorando seus conhecimentos.

Paulo Freire dava oportunidade até mesmo dos trabalhadores organizarem jornais, nos quais descreviam fatos e novidades da sua comunidade, além de textos que questionam os seus problemas cotidianos. Ou seja, o Método Paulo Freire dava até mesmo um cursinho de jornalismo de dar inveja aos burocratas universitários e aos barões da imprensa reacionária.

Um governador nordestino chegou, há 50 anos atrás, a ir a Brasília para comunicar ao presidente João Goulart sobre o Método Paulo Freire. Entusiasmado, o governador afirmou que o método do educador iria mudar o mapa eleitoral do Brasil, graças ao estímulo à consciência ativa e participativa da população.

O Método Paulo Freire ensinava as pessoas a pensar criticamente o meio em que viviam e lhes estimulava a adotar uma ação participativa de transformação e melhoria em seus meios. Mais do que confortar as pessoas, Paulo Freire queria mesmo criar pessoas preparadas para enfrentar os problemas cotidianos, incluindo ações solidárias, visão crítica e capacidade de percepção.

Portanto, vamos pesar as coisas com humildade. Chico Xavier se limitava apenas a enxugar lágrimas alheias, divulgando mensagens que nem sempre eram confiáveis. Paulo Freire agiu para transformar as pessoas, do aspecto moral ao profissional, estimulando o trabalho solidário, o discernimento e a coragem nos desafios da vida.

Paulo Freire, por isso mesmo, fez muito mais caridade que Chico Xavier, porque o educador contribuiu para transformar a vida das pessoas de forma que beneficiasse a todos encorajando a luta pela qualidade de vida e a ação solidária dos indivíduos.

Se não fossem os arbítrios da ditadura militar - que interromperam os trabalhos de alfabetização para adultos - , o Método Paulo Freire teria realizado uma verdadeira revolução na sociedade brasileira, eliminando os problemas que até hoje caraterizam a pobreza nas classes populares do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...