sábado, 28 de outubro de 2017

Análise de argumentos que blindam Divaldo Franco no caso "farinata"


A "farinata", o alimento feito de restos de comida de procedência e valor nutritivo duvidosos, desgastou o prefeito de São Paulo, João Dória Jr., de tal forma que ele é mal visto até pelos seus colegas de partido, o PSDB.

A sucessão de agravantes contra o prefeito é tanta que a ONU desmentiu o apoio ao projeto "Allimento", do programa "Alimento para Todos". A título de comparação, a mídia conservadora fala tanto que o Movimento dos Sem-Terra é "criminoso", pela abordagem leviana que a imprensa faz de seus protestos, mas o projeto alimentício do MST é dotado da mais absoluta dignidade e com o aproveitamento pleno dos alimentos gerados pela natureza.

O apoio religioso à "farinata" não se reduz à Arquidiocese de São Paulo, na pessoa do arcebispo dom Odilo Scherer. A ostentação da camiseta da edição paulistana do encontro Você e a Paz, idealizado pelo "médium espírita" Divaldo Franco, diz muito sobre o apoio deste à "farinata", fato infelizmente ignorado por quase toda a imprensa.

Afinal, os "médiuns espíritas" estão associados à imagem dócil, a cenários de céu azul, jardins floridos, passarinhos voando, que lhe dão uma reputação tão adocicada que os compara ao Papai Noel do imaginário infantil. Ninguém iria acusar o Papai Noel de apoiar comida estragada.

Mas a exibição da camiseta do Você e a Paz por João Dória Jr. expressa, sim, vínculo de imagem. E o lançamento oficial da farinata no Você e a Paz mostra que Divaldo está ao lado de dom Odilo Scherer, já que o "médium" tem formação religiosa católica, fala como padre e sempre está cortejando figuras católicas.

Muitos ficam assustados com a associação de Divaldo Franco à "ração humana" de João Dória Jr. que não são raros os argumentos que tentam blindá-lo, dentro daquela falácia de "perseguição a um homem de bem" que tentou defender até a catolicização do Espiritismo praticada pelos "médiuns". Vamos analisar os principais argumentos.

"MALDADE FICAR DIZENDO QUE DIVALDO FRANCO APOIOU A 'FARINATA'. COITADO, ELE NÃO SABIA DA FARSA, DEIXOU O PREFEITO FALAR E DIVULGAR O PRODUTO".

Em primeiro lugar, não é maldade criticar um erro grave cometido por um "médium". Usar o prestígio religioso para acobertar esse erro é, sim, e contra a humanidade. Além disso, a reputação que oficialmente se atribui a Divaldo Franco sugere que ele poderia ter cancelado a homenagem a Dória Jr., proibido a divulgação da "ração humana" e até proibido o prefeito paulistano de exibir a camiseta do Você e a Paz, optando, por exemplo, por uma camiseta com o logotipo da Arquidiocese de São Paulo, parceira oficial do "alimento".

Como um suposto "sábio", "ativista" e "líder", Divaldo, supõe-se, poderia ter sido alertado por espíritos superiores para fazer as prevenções necessárias. Se houvesse algum conflito dele com os católicos, isso não seria uma ameaça à paz, mas antes a atitude de um "líder espírita", com fama de "ativista", para se necessário enfrentar os outros para evitar alguma atitude que prejudicasse os mais necessitados. Mas nada disso aconteceu. Divaldo consentiu o tempo todo com Dória e sua "ração".

"DIVALDO FRANCO NÃO TEM CULPA. ELE FEZ SEM SABER".

Isso não procede. Divaldo Franco soube bem de João Dória Jr. e sua "farinata", teve toda oportunidade para se informar, antes de realizar o evento, da imagem decadente do prefeito e do produto que ele previamente anunciou, e impedir toda essa gafe. Vale informar, para todos, inclusive jornalistas, que o lançamento da "farinata" se deu no próprio evento Você e a Paz, e Divaldo estava ali, ao lado, acompanhando tudo. Sabia do que estava fazendo, até porque Divaldo é responsável pela realização do evento e não seria tolo de não acompanhar todas as atrações do evento.

"FALTA DE PIEDADE CULPAR ASSIM UM VELHINHO DE 90 ANOS".

Essa argumentação também não procede porque, apesar de Divaldo Franco ser bem idoso, apresenta lucidez suficiente para saber muito bem do evento de que é responsável. Até porque, se ele estivesse frágil, não estaria fazendo palestras, não é mesmo?

Outras pessoas com mais de 85 anos também são questionadas sem que isso soasse "falta de piedade". Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf e José Sarney têm mais de 85 anos de idade e nem por isso viraram "santos".

"O VOCÊ E A PAZ NÃO TEM RELAÇÃO NENHUMA COM A RAÇÃO DO DÓRIA"

Tem, sim. A "farinata" foi oficialmente lançada no evento Você e a Paz. João Dória Jr. exibiu a camiseta do evento, com o crédito do nome de Divaldo Franco, e sob o consentimento deste. A exibição da camiseta em situações assim não é coincidência, não é uma questão de fã exibindo blusa de ídolo religioso ou algo a ele relacionado.

Aquilo foi um compromisso de vínculo de imagem. Dória divulgou a "farinata" exibindo a marca do Você e a Paz e o nome de Divaldo Franco, com quem aliás posou para fotos. E, pelo que parece, Divaldo nada fez contra isso, consentindo que a pessoa dele e o evento que ele promove em várias cidades do país tenha vínculo de imagem, sim, com a "farinata" do prefeito de São Paulo. Isso significa que Divaldo Franco apoiou a "ração humana", sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...