domingo, 5 de fevereiro de 2017

O que o palestrante "espírita" diria sobre a pimenta nos olhos dos outros?


O "espiritismo" virou a religião da Teologia do Sofrimento, mais do que o Catolicismo medieval que o criou. Isso porque seus postulados dão muita ênfase à "vida futura" apenas como pretexto para que pessoas fiquem desperdiçando encarnações inteiras acumulando desgraças.

O popular ditado "pimenta nos olhos dos outros é refresco" cai muito bem nos palestrantes "espíritas", que na maioria das vezes não conhecem o sofrimento do outro, eles que vivem fazendo turnês e recebendo prêmios por conta de seu espetáculo de palavras bonitinhas.

Alguns palestrantes se atrevem, arrogantes com a ilusão da posse do saber a que se julgam ter, a dizer que é muito bom "atravessar o rubicão", jogar uma encarnação inteira no lixo sob o pretexto de que virão outras encarnações e que a vida espiritual é eterna.

E isso é muito irônico, porque, aos algozes, quando estes são de elite, são sempre defendidos, na "moral espírita", através da teoria do fiado. Os algozes cometem "das suas" e têm a oportunidade de "limpar o nome" mesmo causando danos irreversíveis, como se causar danos a outras pessoas fosse o mesmo que quebrar uns copinhos de vidro sem muito valor, desses em que se serve pinga nos bares.

Enquanto algozes cometem abusos mas têm a chance de seguir em frente, recuperar ou manter privilégios e encerrar a vida como se nada tivesse acontecido, os sofredores têm que acumular desgraças e ainda são desaconselhados a reclamar da vida. Depois a gente diz que o "espiritismo" brasileiro censura e os "espíritas" ficam choramingando de tristeza.

Como o palestrante "espírita" irá comentar a "pimenta nos olhos dos outros"? Será que fará declarações do tipo: "Enquanto você reclama da pimenta que arde no teu olho, sua falta de fé lhe nega a oportunidade da ardência lhe dar uma nova visão na vida. Ah, quanto reclamais do admirável tempero que lhe traz sabor nos teus olhos"?

É muito fácil defender o sofrimento usando palavras bonitas. Depois que Madre Teresa de Calcutá ter virado "santa" fazendo o que fez com os doentes, expondo-os ao contágio, na fome e sem higiene, e tratados com seringas contaminadas, perguntamos se muitos considerariam que os tiranos merecessem o Nobel da Paz apenas sustentando suas atrocidades com o aparato da filantropia e das palavras de amor.

Depois que, com a retomada ultraconservadora no mundo e sobretudo no Brasil, pessoas se sentiram na liberdade de mostrar seus aspectos mais cruéis, pode-se esperar tudo. E ver que os "espíritas" fazem apologia ao sofrimento humano, confundindo acumulo de desgraças com "rico aprendizado", é bastante chocante. Mas é algo que não podemos esconder só para manter as aparências do deslumbramento religioso e dos bonzinhos de fachada.

Afinal, é muitíssimo cruel defender o sofrimento do outro, dizer para o outro sofrer sem mostrar sofrimento, sem reclamar da vida. E isso é tão cruel porque o pregador religioso que diz isso é muito mais desgraçado do que qualquer tirano, porque comete a mesma atrocidade, mas se esconde pelo aparato das belas palavras, da pose paternal, e da fachada de atos filantrópicos que na verdade são fracos e só servem para ostentar o benfeitor pelo simulacro de algumas ações.

Assim, o palestrante "espírita" é justamente aquele que está muito mais distante do "caminho dos céus" que tanto sonha, mediante o balé de lindas palavras e o simulacro de bons sentimentos, um fingimento que esconde neuroses cruéis, irritações adormecidas pela etiqueta religiosa, essa "conduta" que demonstra mais ocultar maus sentimentos do que realmente acabar com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...