quarta-feira, 15 de março de 2017

Chico Xavier e o vitimismo ante as críticas duras


Criticar Francisco Cândido Xavier não e fazer ataques. É simplesmente mostrar os erros graves que ele cometeu, e que desmerecem todo o mito que as pessoas cultuam dele, movido pelas paixões religiosas.

Pouco importa se esse mito se mostra sob a imagem de um suposto profeta ou de uma pretensa reencarnação de Allan Kardec, ou se ele é apenas visto como filantropo ou, por outros, como também um filósofo. Todos esses mitos, na verdade idealizações de cunho materialista, são seriamente levianos e legitimam a reputação de um sério deturpador da Doutrina Espírita.

A atitude de coitadismo ou vitimismo, que Chico Xavier teve em vida e, postumamente, é evocada ou herdada pelos seus chorosos seguidores, revela o quanto o deslumbramento religioso e o apego obsessivo a um ídolo da fé igrejista, símbolo de uma suposta bondade que nunca produziu um resultado profundo - se tivesse, nosso país não teria sucumbido ao desastre político e social de hoje - se tornam perigosos, sendo fontes de sentimentos obsessivos de seus adeptos fervorosos.

Há que se criticar tudo no "espiritismo" brasileiro e os adeptos dessa religião, sobretudo adoradores de Chico Xavier e Divaldo Franco, podem se acostumar e pegar seus baldes por onde derramarão lágrimas de chocante desilusão. Afinal, há toda uma rede de contradições, equívocos e prejuízos que precisam ser contestados e analisados, e isso não é uma demonstração de ódio, mas de preocupação com a lógica e o bom senso.

Se for para os chiquistas se revoltarem contra o "tóxico do intelectualismo" ou "overdose de raciocínio", que tal eles manifestarem toda sua raiva contra o próprio Allan Kardec, que sempre se preocupou com o debate e a coerência e não aprovava os devaneios e demais caprichos do deslumbramento religioso?

Manifestem, da mesma forma, contra o espírito Erasto, que falou sobre os "inimigos internos do Espiritismo" e pediu vigilância quando os mistificadores transmitirem "coisas boas", porque as usam para inserir ideias desprovidas de lógica e coerência.

O coitadismo era usado por Chico Xavier para se livrar de acusações de fraude e deturpação do Espiritismo. Era um meio de forçar a comoção da opinião pública, se aproveitando da sua aparência de caipira e, depois, de velhinho doente. Ele caprichava nas poses de tristonho e falava coisas como "não vamos botar querosene nesse incêndio".

A verdade, porém, é que, em muitos momentos, Chico Xavier era incapaz de provar seus equívocos e irregularidades. A gente lê os livros "psicográficos" e vê diferentes autores "pensando igual" a Chico Xavier e estranha, mas não pode criticar nem apontar fraude, porque Chico e seus adeptos (e, nos últimos anos, apenas estes) vão cair na choradeira.

Os "espíritas" estão desesperados porque, a cada dia, lhes são cobrados posturas de coerência, lógica e bom senso que eles dizem ter mas não possuem. E a cada dia, quando criticados, eles reagem com coitadismo, chegando mesmo a comparar as críticas duras que recebem à inquisição medieval ou à arena de leões famintos nos tempos do Império Romano.

Isso é um contrassenso. Afinal, os próprios "espíritas" se revelam medievais, e isso se comprova pela natureza histórica, pela herança que receberam do movimento jesuíta do Brasil colonial, que inseriu no "espiritismo" brasileiro até mesmo a retrógrada Teologia do Sofrimento.

A "fase dúbia" do "movimento espírita", surgida sob o pretexto de equilibrar Ciência e Fé e conciliar científicos e místicos, se revelou ainda mais contraditória, na medida em que nunca se decidiu entre ser fiel a Allan Kardec e ser devoto do igrejismo. Fazia uma coisa e fazia outra, como que em vida dupla.

Outra aberração é costurar cientificismo e igrejismo com o cordão frágil da pretensa filantropia. Uma "caridade" em que se vê claramente que o "benfeitor", glorificado pelo prestígio religioso, se coloca acima dos beneficiados, que são poucos e recebem tão poucos benefícios, que os beatos do "movimento espírita" dizem ser "muitos", sem trazer dados concretos para tanto.

Não há como recorrer ao vitimismo. O "espiritismo" está sendo cobrado pelos seus erros diversos e, não raro, gravíssimos, que cometeu em sua trajetória. São erros que, quando as conveniências permitiam, eram apoiados e feitos com prazer e propósito. Mas, na medida em que são descobertos e denunciados, seus praticantes reagem com choradeira e cabeça baixa.

Isso não dá para admitir. Até porque é esse vitimismo que permitiu o prolongamento da deturpação do Espiritismo, ultimamente sob a dissimulação de suposta fidelidade ao legado de Kardec. Os "espíritas" deveriam imaginar se seria bom Allan Kardec se sentir traído e descrever, uma por uma, as irregularidades do "espiritismo" brasileiro. Vai haver mais choradeira com isso?

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