quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Rede Globo protege Beija-Flor e Mocidade Independente de Padre Miguel


No Carnaval 2018, marcado por protestos populares, mal-entendidos - no Carnaval de Salvador, as esquerdas entenderam mal o refrão "Vai dar PT" cantado por Léo Santana, que se refere não ao Partido dos Trabalhadores, mas ao termo "perda total" - , a Rede Globo mostra seu conservadorismo e, para variar, protegendo duas escolas controladas pelo jogo-do-bicho e que apresentaram temáticas de agrado à emissora.

A Beija-Flor de Nilópolis, campeã do Carnaval 2018, tornou-se a mais protegida, por ter lançado o samba-enredo "Monstro É Aquele Que Não Sabe Amar (Os Filhos Abandonados da Pátria Que Os Pariu)", com temática voltada à maneira conservadora que se aborda a corrupção política, visão que é compartilhada pelos "espíritas".

A temática fez contraponto ao enredo da emergente e vice-campeã Paraíso do Tuiuti, que, intitulado "Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?", fazia duras críticas ao governo Michel Temer e comparava a reforma trabalhista à escravidão, além de definir como "fantoches" os "coxinhas" (manifestantes vestidos com a camiseta da CBF) e os paneleiros que protestavam contra a presidenta Dilma Rousseff.

A Globo não gostou da Tuiuti, e deu apenas um pequeno espaço de cobertura nos noticiários. Até o fechamento deste texto, a Beija-Flor tornou-se a favorita do desfile, além do Salgueiro e da Mangueira. Mas a Mocidade Independente de Padre Miguel, sexta colocada, também se mostra protegida pela corporação da família Marinho.

Com um enredo que, em tese, é voltado para a Índia, "Namastê... A Estrela Que Habita em Mim Saúda a Que Existe em Você", sua letra cita dois ídolos religiosos, Francisco Cândido Xavier e Madre Teresa de Calcutá, adeptos da Teologia do Sofrimento e símbolos de uma concepção bastante conservadora de "caridade humana", aquela que não ameaça os privilégios abusivos dos ricos.

Na eleição do Estandarte de Ouro, promovida pelo jornal O Globo, a Mocidade Independente de Padre Miguel - que já teve como presidente de honra o bicheiro Castor de Andrade, já falecido - ganhou prêmio na categoria melhor samba-enredo, por ter citado o nome de Chico Xavier, um protegido das Organizações Globo e precursor da "caridade espetacularizada" hoje personificada por Luciano Huck.

ENCENAÇÃO EM DESFILE DA BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS, NO CARNAVAL DE 2018 - Denúncia ou apologia acidental?

No caso da Beija-Flor de Nilópolis, até as alegorias mostram um apelo inferior ao da Tuiuti. A Tuiuti investiu no bom humor, no didatismo e no protesto inteligente, criando até mesmo um insólito "presidente-vampiro" - alusão a Michel Temer - empolgando o público diante de protestos divertidos que incluíram pessoas vestidas de carteiras de trabalho, denunciando o fim dos direitos dos trabalhadores pela reforma trabalhista.

Até mesmo os "coxinhas" e os paneleiros, manifestantes anti-Dilma que o "espiritismo" brasileiro definiu como "pessoas dotadas de conscientização política" e "intuidas por espíritos superiores no estabelecimento do caminho da Regeneração" - provas de que a doutrina de Chico Xavier e Divaldo Franco apoiou o golpe político de 2016 - foram parodiados por alegorias da escola de samba Paraíso do Tuiuti como "fantoches políticos".

Em compensação, a Beija-Flor exibiu encenações de mau gosto, como policiais com marcas de tiros, simulações de sequestros etc. A Beija-Flor representou a catarse do "brasileiro médio", que vê Jornal Nacional e lê Veja e Folha de São Paulo, e cuja visão de mundo e de justiça social é da mais míope possível.

A Mocidade Independente de Padre Miguel está no grupo A e luta por uma vaga no grupo Especial. A Beija-Flor, do grupo Especial, luta para ser a campeã da elite das escolas de samba. Mas, até o momento, as favoritas são Mangueira, Salgueiro e Portela. Em todo caso, a Rede Globo blinda a Beija-Flor e a Mocidade por defenderem, nos seus sambas-enredo, valores e ícones apoiados pela sociedade conservadora. Chico Xavier incluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...