domingo, 19 de janeiro de 2014

"Espiritismo" brasileiro exagera na valorização da família

 
Uma caraterística típica do Espiritolicismo, o dito "espiritismo" que existe no Brasil, é o valor exagerado que a doutrina dá em relação à instituição família, vista de uma maneira que beira ao moralismo mais materialista.

É nesta abordagem que o Espiritolicismo mostra suas fortes influências católicas, principalmente ligadas à hierarquia familiar e sobretudo à mitificação dos entes queridos que morrem de repente, principalmente os mais jovens. O Espiritolicismo adora explorar o mito dos "pais que são órfãos de seus filhos".

A maioria das palestras, seminários e artigos ditos "espíritas" segue esse tema, mesmo aqueles feitos sob o pretexto da "ciência", apesar de pregarem tão meramente o moralismo religioso temperado apenas com argumentos pseudo-psicológicos.

O que o "espiritismo" brasileiro se esquece é que a família é um grupo social provisório, material, é uma escola em que os espíritos da Terra encaram para resolver boa parte de seus conflitos pessoais ou para reforçar laços de afeição e amizade.

No entanto, não se deve ver a família como uma instituição fixa, pétrea, como o Espiritolicismo tenta nos fazer crer. Seus ideólogos chegam a falar em "almas gêmeas" ou "famílias espirituais", como se quisessem procurar equivalentes, no além-túmulo, a irmãos gêmeos ou a status parentais como "tios", "tias", "avós", "avós", "filhos" e até "enteados" e "empregadas domésticas".

Isso é uma visão materialista, que vai contra os ensinamentos de Allan Kardec e mesmo de Jesus que, certa vez, quando palestrava para um grupo de pessoas, perguntou, metaforicamente: "Quem são meus pais? Quem são meus irmãos?".

Não que não devamos desgostar de nossos pais, mães, tios etc. Não que não devamos ter uma relação de afeição e amizade permanente com eles. O que se quer esclarecer é que as condições de parentesco são terrenas, e a hierarquização a elas atribuídas é transitória e variante com o tempo e com o tipo de sociedade.

Isso o Espiritolicismo diz admitir, mas na prática nega. Ele prega um moralismo que transforma famílias em grupos sociais rigidamente fixados, dentro de relações hierárquicas austeras, em que até filhos adultos devem se comportar como criancinhas obedientes para seus pais, a não ser que esses filhos adultos já sejam, da parte deles, pais de outras crianças ou jovens.

Além do mais, a própria pieguice do apego à instituição familiar, a comoção mórbida e por vezes hipócrita das tragédias familiares - sobretudo pela glamourização das mortes precoces junto à "demonização" das vidas passadas que transformam vítimas em "culpadas" e culpados em "inocentes" - só prejudica a real compreensão desta instituição.

As famílias são apenas instituições provisórias. As afeições e amizades continuam, e os conflitos também continuam, neste caso até serem resolvidos e se converterem em outras afeições e amizades. Mas as relações variam e nada impede que o pai de alguém seja, numa vida posterior, o  filho deste mesmo alguém.

Irmãos podem reencarnar como gente sem qualquer parentesco. Estranhos podem virar parentes. Um irmão e uma irmã podem reencarnar como marido e mulher. Uma tia pode reencarnar como um tio de alguém. É muito, muito variável, para que os "espíritas" acreditem confortavelmente na supremacia da família dentro de dogmas religiosos rígidos.

O melhor é que não nos preocupemos muito com os conflitos familiares, mas sim com os conflitos humanos em geral. O moralismo religioso não resolve as tensões familiares, antes fosse apenas um sustentáculo para manter ou recuperar as relações hierárquicas.

Além disso, as pessoas vivem muito acima de suas estruturas familiares. A família é apenas uma instituição como tantas na sociedade. Não é o núcleo central da humanidade, é apenas um meio social que representa o aprendizado seguro ou inseguro (no caso das falhas de caráter) das pessoas no conhecimento do meio em que vive.

Nos encontros e desencontros da vida, nem sempre somos filhos que obedecem e pais que mandam. E as pessoas que vivem solteiras? E os adultos que precisam aprender mais que as crianças? E os espíritos jovens que são mais experientes que outros mais velhos?

Essas questões têm muito mais a ver com a existência humana em geral do que com a família que o "espiritismo" vê como uma instituição fixa e quase invariável, dotada de hierarquia e toda sua mistificação dogmática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...