sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FEB distorceu as lições do professor Rivail


A Federação Espírita Brasileira, embora oficialmente seja a mais representativa entidade do espiritismo no Brasil, simplesmente traiu os princípios originalmente transmitidos pela doutrina sistematizada pelo professor Hyppolite Leon Denizard Rivail, através de seu pseudônimo Allan Kardec.

Isso porque a FEB, embora em seu estatuto assuma supostamente sua fidelidade às lições de Kardec, corrompeu seus ensinamentos inserindo neles elementos do catolicismo medieval, que havia sido vigente no Brasil colonial e que, ainda no final do Segundo Imperio (1884, quando a FEB foi fundada), havia influenciado seus membros fundadores.

Através dessa trajetória de distorcer os ensinamentos espíritas oficiais em prol de um "cristianismo redivivo" - levando em conta o termo "cristianismo" sob a perspectiva do catolicismo punitivo da Idade Média - , a FEB fez distanciar as lições espíritas do estudo científico para submetê-las a ritos e valores do misticismo católico mais antiquado.

As distorções variam desde a banalização de obras mediúnicas sem que haja qualquer disciplina no processo de mediunidade - que, distante dos procedimentos de cautela recomendados por Kardec, se sujeitou, não raro, a fraudes e "trotes" espirituais - até mesmo a promoção de um moralismo familiar mais retrógrado.

Em contrapartida, foram deixados de lado os estudos científicos para a comunicação com espíritos falecidos ou as pesquisas em torno do Magnetismo de Franz Anton Mesmer, teoria científica que influiu o professor Rivail, notável pedagogo francês, no seu interesse por fenômenos espirituais.  Infelizmente, não há uma obra de Mesmer traduzida no Brasil.

Ao longo do tempo, mostraremos as distorções que aconteceram e acontecem no "movimento espírita" comandado pela FEB ou promovido até mesmo por dissidentes que ainda sofrem a influência dessa visão distorcida da doutrina espírita.

O que se sabe é que, desde a fundação da FEB, em 1884, e o lançamento do Pacto Áureo - documento que estabeleceu as diretrizes atuais desse "espiritismo" deturpado, conhecido como "espiritolicismo" - , em 1949, muita coisa foi feita para pôr abaixo a essência verdadeira das lições do professor Rivail, incluindo traduções deturpadas da obra kardequiana a partir da própria FEB.

Este blogue procurará esclarecer as irregularidades da doutrina, embora, eventualmente, mostre também algumas postagens satíricas, como há momentos de humor nos jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...