segunda-feira, 28 de julho de 2014

Carlos Bacceli "exalta" suposta missão de Chico Xavier pela Doutrina Espírita


Nos últimos anos, o Espiritolicismo tenta reagir às críticas e tenta reafirmar as raízes católicas de sua doutrina, sob a alegação que o "espiritismo" brasileiro estaria "atualizando" os princípios de filosofia, religião e ciência defendidos por Allan Kardec.

É um trabalho pernicioso, mas que volta e meia mostra manifestos ambiciosos e persistentes, que chegam a acusar os críticos do "espiritismo" brasileiro de sentirem inveja, serem obsediados ou simplesmente de promoverem a perseguição contra aqueles que "apenas pregam o amor e a paz".

Um artigo divulgado pelo ex-presidente da Federação "Espírita" Brasileira, Carlos A. Baccelli, mineiro de Uberaba nascido em 1952 e que desde muito jovem conviveu com Chico Xavier, o anti-médium que se mudou de sua terra natal, a também mineira cidade de Pedro Leopoldo, para a referida cidade do Triângulo Mineiro, é um exemplo dessa Contra-Reforma espiritólica.

Publicado em 2009, o texto de Baccelli, intitulado "A obra mediúnica de Chico Xavier na Codificação" tenta vincular o catolicismo místico e psíquico do mineiro com a doutrina trazida por Allan Kardec, em tamanho pretensiosismo pseudo-científico que nós conhecemos.

O artigo tenta insistir na hipótese de que o "espiritismo" de Chico Xavier, Emmanuel e André Luiz não só "atualizaram" as ideias de Kardec como teriam "ampliado" e "aprofundado" os conhecimentos dos principais livros do professor francês.

No artigo, o autor ainda chama os principais livros de Kardec de "pentateuco", já que teriam sido cinco - O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e A Gênese - os livros que oficialmente são as "obras básicas" da Doutrina Espírita.

A denominação de "pentateuco" é tendenciosa e influenciada pelo Catolicismo, já que tenta fazer o mesmo no Espiritismo o que se fez no Catolicismo com os cinco livros atribuídos a Moisés: Gênesis, Êxoto, Levítico, Números e Deuteronômio.

Além disso, o termo subestima os demais trabalhos fundamentais de Kardec, sobretudo o livro O Que é o Espiritismo?, considerado pelos espíritas autênticos como parte indispensável das obras básicas, até por ser a mais básica das obras produzidas pelo pedagogo francês, sendo uma verdadeira introdução à Doutrina Espírita.

Em contrapartida, o artigo de Baccelli exalta o livro O Consolador, de 1940, tido como o primeiro trabalho "científico" de Chico Xavier e Emmanuel. Baccelli define o livro como "didático", envolvendo perguntas supostamente relacionadas à Química, Física, Biologia, Sociologia e outros ramos do conhecimento humano.

Há também uma tese muito estranha que só mesmo os dirigentes da FEB e seus adeptos julgam "verídica", que é da suposta ideia inicial de Allan Kardec de denominar O Livro dos Espíritos com o nome de Religião dos Espíritos. A tese foi divulgada por Canuto Abreu, um entusiasta das obras de Jean-Baptiste Roustaing.

Nota-se também que também é exaltada a obra de André Luiz, o suposto espírito que, na aposta de Baccelli, "teria sido" o médico Carlos Chagas, que teria "revelado de maneira impressionante" a ideia de erraticidade "vagamente" descrita por Kardec, através da descrição de uma "cidade inteira no Além" através de livros como Nosso Lar.

Pretensiosamente, Baccelli ainda faz um apelo aos "espíritas de bom senso": "Por este motivo e outros, acreditamos que os espíritas de bom senso, isentos de toda e qualquer ortodoxia ou mesmo paixão pessoal, devem já começar a aclamar a Obra Mediúnica de Chico Xavier, em seu todo homogêneo, em nível da Codificação, que, com ela, sobremodo se engrandeceu".

No fim, ele ainda tem o atrevimento de dizer que Allan Kardec está "ultrapassado", tentando justificar as distorções feitas pelo "espiritismo" brasileiro: "Sem Kardec, com certeza, o Espiritismo não teria Chico Xavier, mas, sem Chico Xavier, o Espiritismo teria continuado o mesmo de exatos 152 anos atrás (1857, em relação a 2009)!".

Como se vê, o Espiritolicismo faz um discurso sedutor que parece convincente, mas na verdade é puramente traiçoeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...