terça-feira, 7 de abril de 2015

"Espiritismo" e a ilusão das "almas gêmeas"

ILUSTRAÇÃO MISTIFICADORA MOSTRA A COMPREENSÃO "ESPÍRITA" DO MITO DAS "ALMAS GÊMEAS".

Um dos maiores mitos defendidos pelo "movimento espírita" é o das "almas-gêmeas", do qual estabelecem supostas teorias "científicas" e "racionais" para algo que, no sentido antropológico e sociológico, é bastante discutível e duvidoso.

Costumamos classificar os espíritos afins como "almas-gêmeas" no sentido da imaginação poética, como uma licença própria do lirismo sentimental, de sentido mais metafórico. Mas isso não significa que isso tenha validade científica, pois, da forma como prega o "espiritismo" brasileiro, é como se houvesse a ideia de haver "espíritos siameses", o que na verdade é uma ótica materialista.

A ideia de "almas-gêmeas" superestima o fato de duplas de indivíduos, geralmente um casal heterossexual de acordo com o conservadorismo católico herdado pelo "espiritismo" brasileiro, com uma mitificação que vem do Velho Testamento, com a Arca de Noé e a lenda de que espécies animais, incluindo a humana, teriam necessariamente uma forma feminina e masculina no embarque do grande navio, a proteger da enchente (o dito "Grande Dilúvio").

Que existem pessoas dotadas de muita afinidade espiritual, isso é possível. Mas a realidade é tão complexa que é difícil enumerar até que ponto essas pessoas podem ser afins e até quando podem permanecer nessa condição, sem falar da ampla diferença e variedade de casos e circunstâncias.

A mitificação "espírita", no entanto, pressupõe que as "almas-gêmeas" são uma espécie de "espíritos-grudes", talvez esta seja até a melhor denominação para as fantasias defendidas pelos "espíritas", que adotam uma visão materialista do que entendem como espíritos afins, que na sua crença estão "grudados um no outro" no decorrer de encarnações.

Essa visão materialista está de acordo com a abordagem "espírita" de renegar individualidades. como se nota em relação às tragédias coletivas, entendidas como um "ajuntamento cármico" de diferentes pessoas que, na verdade, nem se conheciam direito antes de morrerem juntas. As "almas-gêmeas" também são uma recusa dessa individualidade.

O QUE DIZ EMMANUEL

O autoritário jesuíta Emmanuel, provavelmente um dos poucos espíritos a se manifestar em Chico Xavier, era um entusiasma na ideia de "espíritos-grudes", ele, o medieval catequizador que, mesmo na sua manifestação sobre o anti-médium mineiro, ainda acreditava que negros e indígenas eram "animais selvagens", um exemplo de evidente preconceito racial.

No livro O Consolador, em 1941, há uma "entrevista" - um arremedo do que se observa em obras de Allan Kardec, como O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo - em que o jesuíta faz suas pregações religiosas conservadoras e cientificamente pedantes, enquanto também lança um poema dotado do mais piegas e enjoativo sentimentalismo.

Reproduzimos então a "entrevista" de Emmanuel publicada no referido livro, o mesmo das declarações machistas dadas ao "mentor" de Francisco Cândido Xavier. Mais abaixo, publicamos o referido poema.

Pedimos para os leitores apreciarem com a máxima cautela e rigorosa vigilância os textos a seguir, para não se entorpecerem nem se deixarem seduzir-se pelo aparente tom sentimental e dócil de tais mensagens. Elas aqui aparecem para serem analisadas e demonstrar o que diz a ideologia "espírita" em relação ao referido tema.

ENTREVISTA PUBLICADA EM O CONSOLADOR - FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, PELO ESPÍRITO EMMANUEL - FEB, 1941, Pags. 322 a 330.

Há uma gradação do amor, no seio das manifestações da natureza visível e invisível?
- Sem dúvida, essa gradação existiu em todos os tempos, como gradativa é a posição de todos os seres na escala infinita do progresso. O amor é a lei própria da vida e, sob o seu domínio sagrado, todas as criaturas e todas as coisas se reúnem ao Criador, dentro do plano grandioso da unidade
universal.
Desde as manifestações mais humildes dos reinos inferiores da Natureza, observamos a exteriorização do amor em sua feição divina. Na poeira cósmica, sínteses da vida, têm as atrações magnéticas profundas; nos corpos simples, vemos as chamadas “precipitações” da química; nos reinos mineral e vegetal verificamos o problema das combinações indispensáveis. Nas expressões da vida animal; observamos o amor em todo, em gradações infinitas, da violência à ternura, nas manifestações do irracional.
No caminho dos homens é ainda o amor que preside a todas as atividades da existência em família e em sociedade. Reconhecida a sua luz divina em todos os ambientes, observaremos a união dos seres como um ponto sagrado, de referência dessa lei única que dirige o Universo.
Das expressões de sexualidade, o amor caminha para o supersexualismo, marchando sempre para as sublimadas emoções da espiritualidade pura, pela renúncia e pelo trabalho santificantes, até alcançar o amor divino, atributo dos seres angelicais, que se edificaram para a união com Deus, na execução de seus sagrados desígnios do Universo.

Será uma verdade a teoria das almas gêmeas?
- No sagrado mistério da vida, cada coração possui no Infinito a alma gêmea da sua, companheira divina para a viagem à gloriosa imortalidade.
Criadas umas para as outras, as almas gêmeas se buscam, sempre que separadas. A união perene é-lhes a aspiração suprema e indefinível. Milhares de seres, se transviados no crime ou na inconsciência, experimentaram a separação das almas que os sustentam, como a provação mais ríspida e dolorosa, e, no drama das existências mais obscuras, vemos sempre a atração eterna das almas que se amam mais intimamente, envolvendo umas para as outras num turbilhão de ansiedades angustiosas; atração que é superior a todas as expressões convencionais da vida terrestre. Quando se encontram no acervo real para os seus corações – a da ventura de sua união pela qual não trocariam todos os impérios do mundo, e a única amargura que lhes empana a alegria é a perspectiva de uma nova separação pela morte, perspectiva essa que a luz da Nova Revelação veio dissipar, descerrando para todos os espíritos, amantes do bem e da verdade, os horizontes eternos da vida.

Existe nos textos sagrados algum elemento de comprovação para a teoria das almas gêmeas?
- Somos dos primeiros a reconhecer que em todos os textos necessitamos separar o espírito da letra; contudo, é justo lembrar que nas primeiras páginas do Antigo Testamento, base da Revelação Divina, está registrada: “e Deus considerou que o homem não devia ficar só”.

A atração das almas gêmeas é traço característico de todos os planos de luta na Terra?
- O Universo é o plano infinito que o pensamento divino povoou de ilimitadas e intraduzíveis belezas.
Para todos nós, o primeiro instante da criação do ser está mergulhado num suave mistério, assim como também a atração profunda e inexplicável que arrasta uma alma para outra, no instituto dos trabalhos, das experiências e das provas, no caminho infinito do Tempo.
A ligação das almas gêmeas repousa, para o nosso conhecimento relativo, nos desígnios divinos, insondáveis na sua sagrada origem, constituindo a fonte vital do interesse das criaturas para as edificações da vida. Separadas ou unidas nas experiências do mundo, as almas irmãs caminham, ansiosas, pela união e pela harmonia supremas, até que se integrem, no plano espiritual, onde se reúnem para sempre na mais sublime expressão de amor divino, finalidades profundas de todas as cogitações do ser, no Dédalo do destino.

A união das almas gêmeas pode constituir restrição ao amor universal?
O amor das almas gêmeas não pode efetuar semelhante restrição, porquanto, atingida a culminância evolutiva, todas as expressões afetivas se irmanam na conquista do amor divino. O amor das almas gêmeas, em suma, é aquele que o Espírito, um dia, sentirá pela Humanidade inteira.

Se todos os seres possuem a sua alma gêmea, qual a alma gêmea de Jesus-Cristo?
- Não julguemos acertado trazer a figura do Cristo para condiciona-la aos meios humanos, num paralelismo injustificável, porquanto em Jesus temos de observar a finalidade sagrada dos gloriosos destinos do espírito.
N’Ele cessaram os processos, sendo indispensável reconhecer na sua luz as realizações que nos compete atingir. Representando para nós outros a síntese do amor divino, somos compelidos a considerar que de sua culminância espiritual enlaçou no seu coração magnânimo, com a mesma dedicação, a Humanidade inteira, depois de realizar o amor supremo.

Perante a teoria das almas gêmeas, como esclarecer a situação dos viúvos que procuram, novas uniões matrimoniais, alegando a felicidade encontrada no lar primitivo?
- Não devemos esquecer que a Terra ainda é uma escola de lutas regeneradoras ou expiatórias, onde o homem pode consorciar-se várias vezes, sem que a sua união matrimonial se efetue com a alma gêmea da sua, muitas vezes distante da  esfera material.
A criatura transviada, até que se espiritualize para a compreensão desses laços sublimes, está submetida, no mapa de suas provações, a tais experiências, por vezes pesadas e dolorosas. A situação de inquietude e subversão de valores na alma humana justifica essa provação terrestre, caracterizada pela distância dos Espíritos amados, que se encontram num plano de compreensão superior, os quais, longe de desdenharem as boas experiências dos companheiros de seus afetos, buscam facultar-lhes com a máxima dedicação, de modo a facilitar o seu avanço direto às mais elevadas conquistas espirituais.

Os Espíritos evolutidos, pelo fato de deixarem algum amado na Terra, ficam ligados ao planeta pelos laços da saudade?
- Os espíritos superiores não ficam propriamente ligados ao orbe terreno, mas não perdem o interesse afetivo pelos seres amados que deixaram no mundo, pelos quais trabalham com ardor, impulsionando-os na estrada das lutas redentoras, em busca das culminâncias da perfeição.
A saudade, nessas almas santificadas e puras, é muito mais sublime e mais forte, por nascer de uma sensibilidade superior, salientando-se que, convertida num interesse divino, opera as grandes abnegações do Céu, que seguem os passos vacilantes do Espírito encarnado, através de sua peregrinação expiatória ou redentora na face da Terra.

Somente pela prece a alma encarnada pode auxiliar um Espírito bem-amado que a antecedeu na jornada do túmulo?
- A oração coopera eficazmente em favor do que partiu, muitas vezes com o espírito emaranhado na rede das ilusões da existência material. Todavia, o coração amigo que ficou aí no mundo, pela vibração silenciosa e pelo desejo perseverante de ser útil ao companheiro que o precedeu na sepultura, para os movimentos da vida, nos momentos de repouso do corpo, em que a alma evoluída pode gozar de relativa liberdade, pode encontrar o Espírito sofredor ou errante do amigo desencarnado, despertar-lhe à vontade no cumprimento do dever, bem como orienta-lo sobre a sua realidade nova, sem que a sua memória corporal registre o acontecimento na vigília comum.
Daí nasce à afirmativa de que somente o amor pode atravessar o abismo da morte.

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ALMAS GÊMEAS (POEMA)

Alma gêmea de minha alma
Flor de luz de minha vida
Sublime estrela caída
Das belezas da amplidão .
Quando eu errava no mundo
Triste e só, no meu caminho ,
Chegaste, devagarinho ,
E encheste-me o coração.

Vinhas na benção das flores
Da divina claridade ,
Tecer-me a felicidade
Em sorrisos de esplendor !
És meu tesouro infinito .
Juro-te eterna aliança
Porque sou tua esperança ,
Como és todo meu amor !
Alma gêmea de minha alma
Se eu te perder algum dia...
Serei tua escura agonia ,
Da saudade nos seus véus...
Se um dia me abandonares
Luz terna dos meus amores,
Hei de esperar-te , entre as flores
Da claridade dos céus.

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